MercadoNotícias

3 laterais-esquerdo famosos que estão sem contrato e poderiam reforçar o Grêmio

Nenhuma proposta foi colocada na mesa dos atletas listados na matéria em questão

Em 3 de janeiro de 2025, a janela de transferência brasileira foi aberta. Apesar da possibilidade de contratar novas peças para o elenco comandado por Gustavo Quinteros, o departamento de futebol do Grêmio tem enfrentado dificuldades para encontrar atletas que não comprometam o orçamento do clube. No entanto, livres no mercado, Marcelo, Henrique Silva e Jorge podem reforçar a lateral-esquerda do Imortal de forma gratuita.

Com a dispensa de Reinaldo ao final da temporada passada, o setor defensivo do Grêmio perdeu forças, mas ao que tudo indica novos nomes podem pintar no CT Presidente Luiz Carvalho. Com a finalidade de não comprometer as finanças do clube gaúcho, três experientes jogadores são bem avaliados no mercado da bola.

MARCELO

Formado nas categorias de base do Fluminense, Marcelo conta com uma destreza inquestionável para o futebol mundial. Com passagem marcante pelo Real Madrid, o craque deslanchou ainda no Olympiacos, da Grécia, até decidir retornar o Tricolor, em fevereiro de 2023. Livre no mercado desde novembro, o lateral-esquerdo de 36 anos pode ser uma opção para o Grêmio.

A título de curiosidade, sua última temporada com as vestes do Fluminense não agradou os torcedores. Acumulando seguidas lesões e polêmicas nos bastidores das Laranjeiras, o medalhão atuou em 32 partidas em 2024, sendo recompensado com dois gols e uma assistência.

HENRIQUE SILVA

Outro que pode pintar no Grêmio caso seja de interesse da diretoria é Henrique Silva. Revelado pelo Vasco, o lateral-esquerdo foi taxado como uma das joias do clube carioca, fator que carimbou sua venda ao Lyon, da França, em 2021. Com seu vínculo encerrado no elenco francês, o brasileiro se tornou agente livre no mercado em julho do ano passado.

Ainda que tivesse se esforçando para conseguir espaço em um dos clubes mais tradicionais da França, o atleta de 30 anos acumulou passagem pacata na Europa. Em resumo, nas três temporadas disputadas no Lyon, Henrique atuou em 45 jogos, marcou um gol e duas assistências.

JORGE

Dentre o trio apresentado, Jorge é o atleta com a menor idade, mas com um período maior em termos de desvinculação. Após iniciar sua carreira no Flamengo, o jogador deslanchou com as vestes do Monaco (França), Porto (Portugal), Basel (Suíça), Santos, Palmeiras, Fluminense e CRB. Todavia, está sem atuar profissionalmente desde o dia 24 de setembro de 2024.

Sua última temporada foi defendendo a equipe alagoana, mas o baixo rendimento fez com que sua estadia em Maceió fosse encerrada. Em síntese, o lateral disputou apenas 10 partidas no ano passado, contribuindo apenas com dois passes a gols para seus companheiros de equipe.

Grêmio com outras prioridades

Apesar das opções listadas, o Grêmio está disposto a reformular o elenco de Gustavo Quintero com jogadores mais novos e dinâmicos. Ao longo de sua primeira partida à frente do Imortal Tricolor, o argentino reconheceu a necessidade de adquirir melhorias coletivas, mas reforçou que a direção do clube está trabalhando firme para o objetivo ser atingido.

“A equipe fisicamente respondeu, trabalhamos muito a parte física nestes dias, priorizamos isso. Na parte tática tentamos fazer o que trabalhamos, não saiu todo tempo, mas houve boas jogadas. Ainda falta muito trabalho, engrenar para que o time funcione melhor em muitos aspectos, mas de todas as maneiras, por ser o primeiro jogo, estou conformado. Nos falta tempo e trabalho. Há que ter paciência e seguir trabalhando”, avaliou o comandante.

O empate em 0 a 0 com o Brasil de Pelotas, na primeira rodada do Gauchão, fez com que Quintero ligasse seu sinal de alerta. Reconhecendo a necessidade de reforçar a lateral-esquerda do Grêmio, o professor acredita que a prioridade continua sendo um atacante que possa atual pelos lados.

“É uma posição importante para a ideia de jogo que temos, estamos buscando a possibilidade de incorporar de forma urgente um jogador que tenha as características para jogar nessa posição. Temos jogadores na seleção (sub-20), na Copinha, mas precisamos de um jogador de experiência nessa posição para ter mais variações”, finalizou o comandante do Grêmio

Iara Alencar

Jornalista graduada, é apaixonada por futebol e por histórias do mundo do esporte.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo