HistóriaNotícias

Maiores ídolos da história do Grêmio

O futebol é um esporte recheado de histórias, craques, emoções e reviravoltas. E, quando se fala de Grêmio, um dos maiores clubes do Brasil, localizado no Rio Grande do Sul, a história fica ainda mais rica. Com títulos, decepções, fracassos, e jogadores renomados que passaram pelo clube, o Tricolor Gaúcho tem muito a contar. Vamos conferir então uma lista com os maiores ídolos da equipe.

Para começar, temos Renato Portaluppi, também conhecido como Renato Gaúcho. Seu nome marcou o Grêmio com diversas conquistas importantes, entre elas a Libertadores e o Mundial de 1983. Personalidade forte, Renato é conhecido por suas polêmicas e irreverências. Atualmente, como técnico do Grêmio, ele liderou o time a vitória na Copa do Brasil de 2016, encerrando 15 anos de jejum de títulos.

Quais são os outros grandes jogadores do Grêmio?

Em seguida, temos o goleiro Danrlei, que marcou a história do clubismo na década de 90. Apesar de não ser considerado um dos mais técnicos, sua liderança e dedicação rendeu muitos títulos. E quem pode esquecer do volante sólido do Grêmio, Dinho, o “Cangaceiro dos pampas”, que marcou história ao garantir a Libertadores de 1995 com um gol de pênalti contra o Atlético Nacional, na Colômbia?

Na lista, não poderíamos deixar de mencionar Paulo Nunes e Jardel. Ambos se destacaram na década de 90, formando uma dupla de ataque de grande relevância para a história do Grêmio. Jardel, inclusive, foi fundamental na conquista da Libertadores e do Mundial de 1995.

Recordando a história, temos o goleiro Eurico Lara, que defendeu o Grêmio por 16 anos: de 1920 a 1935. Ele é parte da história do clube, tendo seu nome mencionado no hino do Grêmio. E temos também o Capitão América, eleito após a conquista da Libertadores em 1995, Adilson Batista. Esse zagueiro era conhecido por sua personalidade forte e por sua técnica invejável, características que o tornaram um ídolo para a torcida.

Seguindo, temos outro uruguaio na lista: o zagueiro e capitão em 1983 e conhecido por sua força e paixão pelo futebol, Hugo de León. Em sua breve passagem pelo Grêmio, deixou marca eterna na história do clube. Por fim, mas não menos importante, vale lembrar do extraordinário atacante “Flecha Negra”, Tarciso, e sua velocidade impressionante em campo. Ele foi peça chave para as conquistas da Libertadores e do Mundial de 1983.

Para fechar, cabe destacar:

A força do Grêmio e a história marcante deste grande clube vêm de seus jogadores, de seus títulos, de suas glórias e também de suas derrotas. Cada nome aqui citado contribuiu (e continua contribuindo) para essa rica história do futebol gaúcho e, sem dúvida, do futebol brasileiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo