Saiu de graça do Grêmio e agora pode ser vendido para a Juventus
De forma benéfica, o Grêmio vem sendo muito agraciado com a entrada de jovens jogadores provenientes das categorias de base do clube nos últimos anos. Além do retorno em campo, o Tricolor na maioria das vezes faz grandes vendas e equlibra as finanças com isso.
No início da temporada, o Grêmio acertou a saída do zagueiro Da Mata, de apenas 18 anos, para o Flamengo. O defensor era considerado uma das grandes promessas do clube gaúcho e foi vendido em definitivo para o Ninho do Urubu. Da Mata é presença constante nas convocações de base do Brasil.
O Grêmio manteve 75% dos direitos econômicos do jogador, enquanto o Flamengo ficou com 25%, sem custos. No entanto, o clube carioca tem a opção de adquirir mais 50% dos direitos do zagueiro, dividido em duas partes. A primeira parte de 25% pode ser comprada por 400 mil euros e a segunda, também de 25%, por 600 mil euros, em períodos diferentes estiuplados no contrato.
Jovem zagueiro ex-Grêmio recebe sondagens da Juventus
Segundo informações do jornalista Kaliel Dorneles, a Juventus observa o futebol de Da Mata e vem se impressionando com que o jogador apresenta no Flamengo e nas categorias de base do Brasil. Além da Vecchia Signora, clubes da Espanha também fizeram sondagens, mas ainda não existem ofertas oficiais pelo zagueiro, apenas consultas informais.
Mesmo se o Flamengo optar por exercer as duas cláusulas, o Grêmio ainda manterá 25% dos direitos do jogador. Isso significa que, em uma futura venda do atleta, o Tricolor receberia os 25% do valor total que o Rubro Negro ganhar.
A tendência, no entanto, é de que o Rubro-Negro exerça a opção de adquirir todo o percentual disponível no contrato pelo jogador, e o Grêmio fique apenas com 25% de uma futura venda do jovem defensor.