Grêmio escolhe 1 goleiro como intocável e pode mandar todos os outros embora
Após a derrota do Grêmio para o Internacional, no último final de semana, algumas medidas foram tomadas internamente no clube, já visando a próxima temporada. Uma delas foi justamente no gol, com a permanência do argentino Marchesín assegurada, enquanto outros seis jogadores ainda aguardam definições nos bastidores – com dois deles em reta final de contrato, podendo sair ainda em 2024.
A decisão – que já está sendo analisada no clube – será encaminhada pela comissão técnica, que passará a trabalhar no CT Luiz Carvalho a partir de janeiro. Isso, porque Renato Portaluppi pode não iniciar a próxima temporada no Grêmio, optando por viver um ano sabático e/ou acertar com outra equipe brasileira. As mudanças, contudo, não devem parar por aí.
Em constante reformulação, Grêmio pode chegar a 2025 com apenas um goleiro no elenco
Além do treinador, que não tem presença garantida na próxima temporada, nomes como os de Mauri Lima – preparador da posição desde 2020 -, Antônio Brum – vice de futebol – e Luís Vagner Vivian – executivo da modalidade – estão sob contestação e não têm continuidade no cargo garantida. Já falando sobre os jogadores, Rafael Cabral e Felipe Scheibig estão de malas prontas para deixar o Tricolor.
Além dos dois goleiros citados, o Grêmio tem outros quatro profissionais com vínculos próximos do vencimento: Caíque, Brenno, Adriel (emprestado ao Bahia) e Gabriel Grando (emprestado ao Cruzeiro). Enquanto o primeiro tem contrato até o fim de 2025, e virou alvo de polêmica no último GreNal, com uma confusão envolvendo torcedores do Inter, os demais devem deixar o clube na virada do ano.
Ao mesmo tempo em que Brenno pode assinar um pré-contrato em janeiro, e já não tem mais perspectivas de aproveitamento no clube gaúcho, Adriel e Grando estão sob análise da comissão técnica. Ambos chegaram a ser titulares ao longo da temporada, mas – sem a sequência desejada – acabaram amargando o banco de reservas, e foram negociados. Até por isso, devem ser liberados em 2025.