Polícia indicia torcedor do Inter por jogar pedras e garrafas em ônibus da torcida do Grêmio
O último encontro entre gremistas e colorados foi tão intenso que acabou virando até caso de polícia. A tensão entre as duas torcidas ficou tão absurda na semana do clássico, que uma cena lamentável acabou marcando o GreNal 441: quando um torcedor do Internacional atingiu um ônibus com torcedores do Grêmio com garravas de cerveja e pedras. O incidente aconteceu ainda durante a disputa do Gauchão.
De acordo com o ‘Portal Gremista’, o caso foi enquadrado no artigo 163 do Código Penal, pelo crime de dano, e também no 201 da Lei 13.641, conhecida como ‘Ficha Limpa’, por atentar contra a paz no esporte. Segundo o delegado Vinícius Nahan, que investiga o caso, o ônibus com torcedores do Grêmio fazia o translado até o estádio Beira-Rio quando foi alvo de “arremessos de pedras e garrafas cheias de cerveja”.
Acirramento da rivalidade no clássico GreNal, com aumento da violência, liga alerta no Rio Grande do Sul
A investigação ainda indica que os objetos foram lançados do Centro de Treinamentos Parque Gigante, o CT do Internacional, que fica do outro lado da avenida em que os torcedores do Grêmio passavam de ônibus – do lado oposto ao que os colocados estavam reunidos para acompanhar o GreNal 441. O fanático indiciado, é residente de Gravataí e já possuía antecedentes por vias de fato e lesão culposa.
O caso foi registrado no dia 25 de fevereiro, durante o confronto entre as equipes na fase classificatória do Campeonato Gaúcho. Na ocasião, o Internacional venceu o duelo por 3 a 2 e iniciou uma histórica série de três vitórias seguidas sobre o principal rival, o que não acontecia há impressionantes 15 temporadas, desde quando o colorado ainda possuía somente uma taça da Copa Libertadores.
Meses depois, em outubro, os dois clubes voltaram a medir forças no estádio Beira-Rio, já sem novos casos de violência, e com outra vitória colorada – que também levou a melhor no primeiro turno do Brasileirão, em pela Arena do Grêmio -, pelo placar mínimo, de 1 a 0. Com o triunfo, o Inter entrou na zona de classificação para o principal torneio continente de 2025.