Notícias

Torcida do Grêmio é pega de surpresa com mais 3 títulos de Gauchões inesperados

Por mais que o Grêmio tenha ‘Football’ em seu nome oficial, o clube se faz presente em outras modalidades esportivas. No basquete, por exemplo, o Tricolor foi três vezes campeão do Gauchão, tendo sua história – no esporte da bola nas mãos – iniciada em 1912, quando membros da diretoria do Imortal criaram um departamento para a prática de esportes amadores.

Disputado por atletas não remunerados, o basquete foi uma das primeiras modalidades que saíram do papel, com o clube ganhando enorme destaque a nível estadual. Tanto é que, em 1934, veio o primeiro título gaúcho, quando a competição ainda se chamava ‘Liga Atlética do Rio Grande do Sul (LARGS), possuindo 12 edições até o presente momento.

Ao contrário do Grêmio, Inter deslanchou no basquete e fez história no Rio Grande do Sul

Apesar da tradição do clube na modalidade, o Grêmio conquistou o título estadual somente em mais duas oportunidades, e se engana quem pensa que foi logo depois da primeira taça. O bicampeonato consecutivo veio somente em 1954 e 1955, já quando o torneio possuía a alcunha de Federação Gaúcha de Basketball (FGB). Atualmente, porém, a modalidade não está mais presente no Imortal.

O clube optou por desativar o basquete justamente para dar mais atenção a outros esportes, como futebol e atletismo. E isso, é claro, abriu precedente para que outras equipes do estado pudessem retomar o protagonismo na modalidade, como o Internacional, que foi campeão em nada menos que 14 oportunidades – sendo o maior vencedor gaúcho de basquete da história.

Vale lembrar, contudo, que a última vitória do Colorado, na modalidade, aconteceu no longínquo ano de 1982, apesar de ainda continuar com uma equipe amadora no esporte. Ao menos, o Grêmio não passou em branco, deixando seu nome na história dos torneios de basquete do Rio Grande do Sul.

Fabio Ramos

Jornalista, especialista em cobertura de futebol. Traz as principais informações sobre o Grêmio no Somos Tricolores.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button