Torcida do Grêmio é pega de surpresa com mais 3 títulos de Gauchões inesperados
Por mais que o Grêmio tenha ‘Football’ em seu nome oficial, o clube se faz presente em outras modalidades esportivas. No basquete, por exemplo, o Tricolor foi três vezes campeão do Gauchão, tendo sua história – no esporte da bola nas mãos – iniciada em 1912, quando membros da diretoria do Imortal criaram um departamento para a prática de esportes amadores.
Disputado por atletas não remunerados, o basquete foi uma das primeiras modalidades que saíram do papel, com o clube ganhando enorme destaque a nível estadual. Tanto é que, em 1934, veio o primeiro título gaúcho, quando a competição ainda se chamava ‘Liga Atlética do Rio Grande do Sul (LARGS), possuindo 12 edições até o presente momento.
Ao contrário do Grêmio, Inter deslanchou no basquete e fez história no Rio Grande do Sul
Apesar da tradição do clube na modalidade, o Grêmio conquistou o título estadual somente em mais duas oportunidades, e se engana quem pensa que foi logo depois da primeira taça. O bicampeonato consecutivo veio somente em 1954 e 1955, já quando o torneio possuía a alcunha de Federação Gaúcha de Basketball (FGB). Atualmente, porém, a modalidade não está mais presente no Imortal.
O clube optou por desativar o basquete justamente para dar mais atenção a outros esportes, como futebol e atletismo. E isso, é claro, abriu precedente para que outras equipes do estado pudessem retomar o protagonismo na modalidade, como o Internacional, que foi campeão em nada menos que 14 oportunidades – sendo o maior vencedor gaúcho de basquete da história.
Vale lembrar, contudo, que a última vitória do Colorado, na modalidade, aconteceu no longínquo ano de 1982, apesar de ainda continuar com uma equipe amadora no esporte. Ao menos, o Grêmio não passou em branco, deixando seu nome na história dos torneios de basquete do Rio Grande do Sul.