Grêmio é avisado sobre duas vagas extras no Super Mundial da FIFA 2029 e já se prepara
Além das mudanças implementadas no Super Mundial da FIFA, que será disputado na próxima temporada, nos Estados Unidos, novos rankings de clubes passarão a valer em 2025. E como isso afeta o Grêmio? A nova sistemática passará a considerar os resultados obtidos pelos times nas edições de 2025 a 2028 da Libertadores para definir as duas vagas adicionais ao novo torneio – que será disputado em 2029.
Com isso, a atual classificação da entidade continental, que leva em conta os resultados das últimas quatro temporadas, será encerrado ao final da atual edição da Libertadores. Vale lembrar que seis clubes sul-americanos se classificaram ao novo Mundial: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Atlético-MG ou Botafogo, como campeões da América, além de River Plate e Boca Juniors, via ranking.
Ao que tudo indica, Grêmio precisará conquistar uma nova Libertadores caso queira ir ao Mundial da FIFA
A partir de agora, uma não classificação à Copa Libertadores – via Brasileirão e/ou copas nacionais/continentais – poderá prejudicar, e muito, um clube neste novo ranking da Conmebol. Isso, porque a Sul-Americana não contará pontos para o ranking, deixando as equipes em certa desvantagem em relação aos demais que acumulam pontos exclusivamente no principal torneio das Américas.
Para piorar, há a manutenção da regra que limita a dois clubes por país, nas vagas adicionais para o Super Mundial da FIFA, o que dificultaria ainda mais a tarefa do Grêmio, por exemplo. Falando o português claro, o Imortal só conseguirá se classificar à segunda edição do Mundial, em 2029, ainda sem sede definida, caso seja campeão da Libertadores.
Tricampeão da América e uma vez campeão do Mundo, o Grêmio precisaria romper a ‘barreira do três’ no futebol brasileiro para conseguir disputar o novo torneio da FIFA. Afinal, no país, nenhum clube conseguiu conquistar mais do que três vezes a principal competição do continente.