5 treinadores com mais títulos na história pelo Grêmio
Em meio a possível saída de Renato Portaluppi do Grêmio, ao final desta temporada, o portal ‘Lance!’ decidiu fazer um levantamento sobre os treinadores que mais vezes levantaram taças com a camisa do Grêmio. Afinal, ao longo de sua história, o Imortal Tricolor se acostumou a conquistar diversos títulos de grande relevância e ser protagonista no continente sul-americano.
E para a surpresa de zero pessoas, o ídolo Renato ocupa a primeira colocação, mas longe de estar disparado na ponta – estando rigorosamente empatado com outro importante nome na história gremista. Logo abaixo, três nomes que fizeram história com a camisa tricolor, sendo dois em um passado distante, entre as décadas de 1930 e 1940, e outro que se tornou unanimidade no clube ao longo dos anos 1990.
Lista contém nomes que fizeram história em diferentes períodos com a camisa do Grêmio
Com dez títulos, Renato Portaluppi e Oswaldo Rolla aparecem juntos na primeira colocação. Enquanto o atual comandante gremista soma cinco títulos estaduais, duas Recopas Gaúchas, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa Sul-Americana, entre 2016 e 2024; Foguinho fez história na parte final da década de 50, com também cinco taças do Gauchão, além de cinco troféus do Citadino de Porto Alegre.
Logo abaixo aparecem outros dois nomes históricos que marcaram diferentes gerações no Grêmio: Telêmaco Frazão e Luiz Felipe Scolari, ambos com oito taças. O primeiro, faturou duas edições do Campeonato Gaúcho e seis do citado Citadino de POA, ao longo da década de 1930. Já Felipão , que dispensa comentários, faturou três vezes o Gauchão, além de Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Brasilerião, nos anos 1990.
Por fim, mas não menos importante, está Carlos Froner, na quinta colocação, com quatro taças levantadas entre os anos de 1964 e 1967 – sendo amplamente lembrado por sua grande contribuição nesta década, fortalecendo a presença do clube no cenário regional: conquistando três vezes o Gauchão e uma do Citadino de Porto Alegre.