Luto: Grêmio emite nota de pesar por falecimento
O Rio Grande do Sul se despediu, nesta terça-feira (24), véspera de Natal, do ex-governador Alceu de Deus Collares. Aos 97 anos, o também ex-conselheiro do Grêmio estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o último dia 16 de dezembro. A morte foi constatada por conta de complicações causadas por uma pneumonia, que evoluíram para falência múltipla de órgãos.
Prontamente, o tricolor expressou condolências à família e amigos do ex-governador. No clube, Alceu exerceu a função de conselheiro por impressionantes 30 anos – ou cinco mandatos ininterruptos, como bem pontuou o clube gaúcho em nota oficial publicada no site. O velório será aberto ao público no Palácio Piratini nesta quarta-feira, 25, das 11h às 16h.
Alceu Collares: o único negro eleito governador do Rio Grande do Sul
“O Grêmio Foot Ball Porto Alegrense lamenta com pesar o falecimento ocorrido na madrugada desta terça-feira do ex-governador e ex-conselheiro gremista Alceu de Deus Collares, aos 97 anos. Natural de Bagé, Collares foi vereador e prefeito de Porto Alegre, além de ter sido o primeiro governador negro do Estado do Rio Grande do Sul. Também foi deputado federal pelo RS”, iniciou o Imortal.
Único negro a ser eleito governador do Rio Grande do Sul, Collares teve uma trajetória política bastante ativa e marcante. Além de governador e prefeito, ele também foi vereador de Porto Alegre e ainda atuou como deputado federal. Clube e estado decretaram luto oficial de três dias.
“No Grêmio, Collares exerceu a função de conselheiro por cinco mandatos ininterruptos, um total de 30 anos. Entrou pela primeira vez para o colegiado no histórico ano de 1983 até finalizar sua participação em 2013. Com a lembrança das suas relevantes contribuições para a nossa sociedade, o Grêmio se solidariza com familiares e amigos neste momento de luto. O velório será aberto ao público no Palácio Piratini nesta quarta-feira, 25, das 11h às 16h. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz”, finalizou a nota.