Grêmio estuda a contratação de ex-zagueiro do Flamengo
Após sair da jogada por Kuscevic, que permanecerá no Fortaleza, o Grêmio partiu para uma espécie de ‘Plano B’ para reforçar sua zaga. Por conta disso, o Imortal pode acabar contratando um ex-jogador do Flamengo, que agrada a comissão técnica de Gustavo Quinteros e vê com bons olhos um retorno ao futebol nacional. Trata-se de Léo Duarte, atualmente no Istanbul Basaksehir, da Turquia.
Com contrato válido até junho de 2026, o jogador entrou na mira do Imortal para o restante desta temporada. De acordo com o jornalista João Van Boysen, o clube gaúcho pode sofrer com a dura concorrência pelo jogador – já que outros três times brasileiros também estão interessados no defensor de 28 anos. Léo Duarte foi formado nas categorias de base do Rubro-Negro carioca.
Grêmio busca Léo Duarte na Europa para suprir saída de Pedro Geromel
Depois de se profissionalizar no Flamengo, Léo Duarte se transferiu ao Milan no mágico ano de 2019 (para o clube carioca, é claro), pouco antes das conquistas do Brasileirão e da Copa Libertadores. Sem muito espaço no time italiano, o jogador acabou sendo emprestado ao Istanbul Basaksehir, onde permanece até os dias atuais, sendo contratado em definitivo há três temporadas.
À época, o clube turco desembolsou 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 13,6 milhões, na cotação da época) para tirar o zagueiro da terra da bota. Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016, sendo capitão do time, Léo seguiu como titular do Fla mesmo depois da chegada do técnico português Jorge Jesus. No total, pelo rubro-negro, foram 94 partidas disputadas e dois gols marcados.
A zaga, inclusive, é uma das posições mais carentes no atual elenco do Grêmio, e a que gera mais preocupação ao técnico Gustavo Quinteros. Isso, porque o clube ficou ‘órfão’ no setor em 2025, principalmente após a saída do ídolo Pedro Geromel, que se aposentou ao término do Campeonato Brasileiro, e a lesão de Walter Kannemann.