Odair Hellmann manda recado para o Grêmio sobre reforço
Formado pelas categorias de base do Internacional, Odair Hellmann ganhou maior fama depois de sua aposentadoria, quando virou treinador justamente da equipe colorada. No mundo árabe desde o início desta década, o profissional aproveitou a oportunidade para falar sobre o mais novo reforço do Grêmio: o volante colombiano Gustavo Cuéllar, que está de saída do Al-Shabab, no meio deste ano.
O ex-treinador do Inter, atualmente no comando técnico do Al-Raed, da Arábia Saudita, contudo, fez ponderações sobre a iminente contratação – a principal delas, é claro, por conta da idade avançada do jogador, que tem 32 anos, e da necessidade de readaptação que Cuéllar precisará passar ao retornar para o futebol brasileiro. O volante voltará ao país depois de quatro anos longe.
Novo reforço gremista pode enfrentar dificuldades em sua readaptação ao futebol brasileiro
“Cuéllar é um jogador muito bom, com excelente capacidade técnica e física. Foi assim no Flamengo e está sendo aqui na Arábia Saudita. Mas ele vai precisar de um tempo para se adaptar ao ritmo e à cultura do futebol brasileiro”, disse Odair Hellmann, em entrevista ao programa ‘Sábado Esporte’, da Rádio Gaúcha, alertando sobre o provável novo reforço gremista para 2025.
Muito bom tecnicamente e com vigor físico, Cuéllar pode enfrentar algumas dificuldades – naturais para jogadores que retornam de mercados periféricos, como o saudita – no país. Além de sua habilidade de marcação e organização de jogo, o colombiano também foi elogiado por sua liderança em campo, mas a idade avançada liga o sinal de alerta no clube gaúcho. Pelo andar da carruagem, o volante deve ser anunciado, de forma oficial, em breve pelo Imortal.
“O futebol brasileiro tem características diferentes, principalmente no quesito intensidade. É um processo que precisa de trabalho e tempo, mas Cuéllar tem condições de superar isso”, acrescentou o treinador, ressaltando que a transição entre estilos de jogo exige paciência para que o volante atinja seu máximo desempenho em Porto Alegre.