Grêmio não quis saber e conseguiu 6º melhor meia do mundo
O Grêmio busca se reerguer na temporada de 2025 após um desempenho abaixo das expectativas no último ano. A diretoria tricolor tem como objetivo recolocar o clube entre os principais candidatos aos títulos nacionais e internacionais. Para isso, uma das apostas do clube é o jovem colombiano Miguel Monsalve, que vem ganhando destaque no cenário mundial.
O meia, que chegou ao Grêmio na metade de 2024, foi recentemente apontado como o sexto jogador sub-21 mais promissor de sua posição, de acordo com um relatório do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES). Esse reconhecimento reforça o potencial do atleta e sua importância no projeto gremista.
O levantamento estatístico do CIES destaca Monsalve ao lado de jovens talentos do futebol mundial, como Claudio Echeverri, meia argentino do River Plate; Kobbie Mainoo, inglês do Manchester United; e Kendry Páez, promissor equatoriano do Independiente del Valle, que já tem transferência acertada para o Chelsea.
Monsalve é eleito o sexto meia mais promissor do futebol mundial
A presença de Monsalve nessa seleta lista indica que o Grêmio conta com um jogador de grande projeção internacional, capaz de elevar o nível técnico da equipe e atrair a atenção do mercado europeu no futuro. A expectativa é que, sob o comando do novo treinador, o colombiano tenha ainda mais espaço e protagonismo.
Para a temporada de 2025, o Grêmio passa por uma reformulação significativa no elenco e na comissão técnica. Com a saída de Renato Portaluppi, o clube trouxe Gustavo Quinteros, treinador que teve passagem recente pelo Vélez Sarsfield, da Argentina, e conquistou títulos importantes.
Até o momento, a diretoria oficializou apenas duas contratações: o lateral-direito João Lucas, vindo do Santos, e o volante colombiano Gustavo Cuéllar, ex-Al-Shabab.
Por outro lado, jogadores como o goleiro Rafael Cabral, o lateral Reinaldo e os atacantes Diego Costa e Soteldo não fazem mais parte dos planos do clube. Mesmo com um mercado de transferências discreto até aqui, a presença de Monsalve como peça-chave no meio-campo pode ser um diferencial para as ambições gremistas em 2025.