O volante Rafael Carioca tem atuado no futebol internacional há mais de sete anos, mas chegou a se aproximar de voltar ao Brasil. No início de 2024, o Grêmio procurou os empresários do jogador, que confirmaram o interesse do craque em atuar no clube gaúcho. Apesar das tratativas, os diálogos foram cessados, culminando na renovação do craque com o Tigres, do México.
Segundo apurações da Rádio Imortal, a diretoria do Grêmio tentou alinhar as arestas para oficializar o retorno de seu cria. Porém, com contrato válido até o final de 2024, Rafael Carioca somente poderia assinar de forma gratuita no segundo semestre do ano em questão. Cobiçando o desembarque do volante de forma imediata, o tricolor acabou desistindo da negociação.
Deixando o caminho aberto para outros planteis investirem, findou que o próprio Tigres depositou um novo contrato na mesa do brasileiro. Agora, se quiser retornar ao Brasil, Rafael Carioca terá que esperar seu vínculo se encerrar no dia 31 de dezembro de 2025. Por outro lado, se o Grêmio tiver interesse em pagar sua multa rescisória, o volante não descarta voltar a vestir o manto tricolor.
Rafael Carioca tem espaço no Grêmio?
Formado nas categorias de base do Grêmio, Rafael logo despontou como objeto de cobiça de clubes internacionais. No ano de 2008, o Imortal Tricolor vendeu o meia para o Shakhtar Donetsk, clube da Ucrânia. Sem conseguir se firmar no elenco europeu, Carioca foi emprestado ao Vasco da Gama e Atlético-MG, até ser adquirido de forma definitiva pelo Tigres.
Embora esteja atuando em uma liga de menor visibilidade, o cria do Grêmio permanece dando o que falar dentro das quatro linhas. Ao longo de oito temporadas no futebol mexicano, Rafael Carioca disputou 318 jogos, marcou cinco gol e assinou 20 assistências. No mais, foi crucial na conquista de sete títulos do Tigres.