CBF decide dar mais 3 oportunidades do Grêmio ser campeão
Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma série de mudanças para fortalecer o futebol de base no Brasil. Liderado por seu presidente, Ednaldo Rodrigues, a entidade convocou uma reunião online a ser realizada na última sexta-feira do primeiro mês do ano para que os dirigentes de federações e clubes conhecessem as novas diretrizes desta temporada.
De acordo com o jornal ‘Folha do Estado’, da Bahia, entre as novidades, estão: o retorno da Copa do Nordeste Sub-20, a criação da Série B do Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20 em 2025 e o lançamento do Campeonato Brasileiro Sub-15 em 2026. Ou seja, ao menos duas novas competições para o Grêmio brigar por títulos no cenário nacional.
Objetivo, segundo Ednaldo Rodrigues, é garantir calendário bem estruturado e desenvolvimento de atletas no país
“O objetivo principal deste encontro foi garantir um calendário bem estruturado, que respeite o desenvolvimento dos atletas, esteja alinhado ao calendário internacional e siga as diretrizes da CBF e das federações estaduais. Nossa prioridade é sempre fortalecer a base, incentivar a formação de talentos e garantir uma organização que beneficie clubes, atletas e a evolução do futebol nacional”, afirmou Ednaldo Rodrigues.
Ainda segundo a reportagem, haverá uma série de novidades no calendário nacional do futebol de base. A Série B do Sub-20 entrará para substituir o então Brasileiro de Aspirantes, que é disputado em paralelo à Série A. O Masculino Sub-17 passará a ter o mesmo formato do Sub-20 neste ano, com turno único. A Copa do Brasil Sub-20 será ampliada, passando de 32 para 64 clubes em 2026. E o Brasileirão Sub-15 será integrado daqui a uma temporada.
“As atualizações no calendário do futebol de base representam um avanço essencial para o desenvolvimento do nosso esporte. A criação do Brasileiro Sub-15 e da Série B do Sub-20 amplia o ciclo de formação e cria novas oportunidades para clubes e atletas. O retorno da Copa do Nordeste e a expansão da Copa do Brasil Sub-20 fortalecem ainda mais a competitividade e a visibilidade dos jovens talentos”, elogiou a diretora da Federação Baiana de Futebol, Taíse Galvão.