Notícias

CBF age nos bastidores para dar mãozinha ao Grêmio no Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu um passo importante rumo à profissionalização da arbitragem nacional. Nesta semana, teve início um processo de treinamentos voltado aos árbitros da Série A do Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro. A ação faz parte de um projeto que prevê a oficialização da carreira profissional dos juízes a partir de 1º de janeiro de 2027.

Segundo Rodrigo Cintra, coordenador-geral da Comissão de Arbitragem da CBF, trata-se de um momento histórico para o futebol brasileiro. “É um evento inédito para a arbitragem brasileira. Estamos dando início a um ciclo que vai culminar em 31 de dezembro de 2026 com a profissionalização da arbitragem”, declarou, em entrevista ao site oficial da entidade.

A medida surge também como resposta a recentes críticas sobre a gestão de recursos da arbitragem, após uma reportagem da revista Piauí denunciar cortes no setor. Para demonstrar compromisso com a evolução da arbitragem, a CBF intensificou o investimento em capacitação e infraestrutura para os profissionais do apito.

CBF anuncia profissionalização de árbitros no futebol brasileiro

Rodrigo destacou ainda o apoio do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. “Desde o início, Ednaldo tem sido um entusiasta do projeto. Quando apresentamos as propostas, ele mostrou total empatia e apoio. Hoje, temos todas as condições para fazer esse processo acontecer”, afirmou.

A expectativa é de que, com árbitros em regime profissional e com maior qualificação, haja uma redução significativa nos erros durante as partidas e nas decisões do VAR — um dos pontos mais criticados por torcedores e dirigentes.

Clubes como o Grêmio, por exemplo, que frequentemente alegam prejuízos por falhas da arbitragem, podem ser diretamente beneficiados por esse novo cenário. Com o projeto já em andamento, a arbitragem brasileira dá sinais de avanço, buscando mais credibilidade, transparência e eficiência dentro das quatro linhas.

Davi Aguiar

Apaixonado por esportes e principalmente por futebol, que acompanho desde os meus 10 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo