Falar sobre o Grêmio é falar sobre uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro. Desde a sua fundação, em 15 de dezembro de 1903, o clube gaúcho coleciona histórias, conquistas e personagens que entraram para a eternidade no esporte. Um clube marcado pela raça, paixão e, principalmente, pela sua torcida apaixonada.
Logo após sua fundação, o Grêmio adquiriu em 1904, um terreno para construir o primeiro estádio do Rio Grande do Sul, a Baixada dos Moinhos de Vento, marcando o começo da sua história vitoriosa. Além disso, é indispensável comentar sobre o Grêmio x Internacional, conhecido como Gre-Nal, um dos maiores clássicos do mundo. A primeira disputa ocorreu no dia 18 de julho de 1909, e foi vencida pelo Grêmio por 10 a 0.
Ídolos e tradições
Ao longo de sua história, o Grêmio teve diversos ídolos, mas sem dúvida, Eurico Lara e Renato Gaúcho são os mais emblemáticos. Lara, considerado por muitos o maior jogador da história do Grêmio, defendeu o clube até a sua morte, em 1935, e é uma figura citada constantemente no hino do clube. Já Renato Gaúcho é a única pessoa no Brasil a ser campeão da Libertadores como jogador e técnico. Sua história é tão relevante que tem uma estátua na frente da Arena do Grêmio.
O Imortal Tricolor
O termo “imortal” ficou conhecido na década de 1980, referindo-se à qualidade aguerrida do time, que “não desiste nunca”. O Grêmio também é conhecido por ser um clube “copeiro”, ou seja, identificado com as competições de mata-mata, onde se necessita de espírito decisivo. O Grêmio é o segundo maior campeão da Copa do Brasil e está entre os brasileiros que mais ganharam a Libertadores.
Entre tantas histórias e conquistas, fica evidente o motivo pelo qual o Grêmio possui uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil.