Notícias

Ex-goleiro campeão pelo Grêmio morre aos 87 anos

O ex-goleiro Raul Kinnemann, ícone do futebol no Rio Grande do Sul nas décadas de 1950 e 1960, faleceu nesta terça-feira (6), véspera de seu 88º aniversário, em Porto Alegre.

Raul Muratore Kinnemann nasceu em Porto Alegre no dia 7 de fevereiro de 1936 e deu seus primeiros passos no futebol como goleiro no Renner, extinto time da capital gaúcha. Raul defendeu a meta do Renner no seu último jogo oficial, em 1959, antes de sua extinção.

A carreira de Kinnemann também passou por importantes clubes como Internacional, Sport Rio Grande, Grêmio e Cachoeira, onde aposentou-se dos gramados em 1962. Ele conquistou o campeonato gaúcho pelo Grêmio em 1960 e se destacou em campeonatos metropolitanos na cidade de Porto Alegre.

Legado de Raul Kinnemann

O Renner, que revelou Raul, também é conhecido por ser o clube que revelou o goleiro Joaquim Valdir de Moraes, destaque do Palmeiras e da seleção brasileira durante a década de 1960.

Após sua aposentadoria dos gramados, Raul Kinnemann continuou residindo em Porto Alegre e desfrutando de uma vida tranquila. Nos seus últimos anos, passava a maior parte do tempo na sua casa de praia em Capão da Canoa. Seu sepultamento ocorreu na tarde da última terça-feira na sua cidade natal, Porto Alegre.

Grêmio se solidariza com familiares e amigos

O Grêmio, clube onde Kinnemann conquistou o gauchão em 1960, se solidarizou nas redes sociais pela morte do ex-goleiro. Em sua mensagem, o Tricolor lamenta a perda de Kinnemann e oferece sua solidariedade aos familiares e amigos próximos. Celebra também a presença do ex-goleiro na primeira viagem do clube à Europa, em 1961.

O ex-goleiro Raul Kinnemann deixa um grande legado para o futebol gaúcho e brasileiro, sendo lembrado por sua habilidade debaixo das traves e sua contribuição no desenvolvimento do esporte na região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo