Já foi titular do Grêmio e agora disputa campeonato na várzea
Marcos Rogério Ricci Lopes, mais conhecido como ‘Pará’, tem uma trajetória recheada por diversos times do futebol brasileiro e, atualmente, aos 38 anos, atua no futebol de várzea. O jogador defende o SE Metalúrgicos, clube amador de São Caetano do Sul, desde agosto de 2023.
Depois de uma temporada na Portuguesa de São Paulo, Pará optou por experimentar uma nova realidade do futebol. Atualmente, está competindo em campeonatos amadores na região metropolitana de São Paulo, como a “Copa do Busão” e a Super Copa Zona Leste 2024, torneios com prêmios atraentes.
Retrospecto de Pará no futebol profissional
Pará começou a carreira no Santo André, de onde se transferiu ao Santos em 2008. No clube da Baixada Santista, o jogador ficou marcado pela versatilidade, atuando tanto na lateral-direita como na esquerda e no meio-campo. Fez parte do elenco que venceu a Libertadores em 2011, ao lado de Neymar e Ganso.
Em 2012, Pará concretizou sua mudança para o Grêmio, assegurando um lugar como titular na equipe; o jogador foi recomendado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo. A transação inicialmente estava prevista como um empréstimo, no entanto, o Tricolor gaúcho chegou a um entendimento com o Santos e efetivou a contratação do lateral de forma permanente. Após passar três anos no clube gaúcho, Pará foi novamente cedido, desta vez ao Flamengo.
Após uma passagem conturbada pelo Flamengo entre 2015 e 2019, Pará retornou ao Santos, onde disputou a final da Libertadores de 2020. Em 2022, jogou a Série B pelo Brusque e, em 2023, defendeu a Portuguesa no Paulistão.
O lateral coleciona títulos durante a carreira. Pelo Flamengo, conquistou 10 troféus, destacando-se a Libertadores e o Brasileirão de 2019. No Santos, Pará levantou quatro taças, entre elas a Libertadores de 2011 e a Copa do Brasil de 2010. Já no início de sua carreira, no Santo André, conquistou a Copa do Brasil de 2004 e o Campeonato Paulista da Série A2 em 2008.
Após encerrar a carreira em clubes profissionais, Pará decidiu explorar o futebol de várzea, se aventurando em disputas recheadas de paixão e muita rivalidade nos campos amadores de São Paulo. No SE Metalúrgicos, o atleta vem se destacando e ajudando a equipe a buscar títulos e prêmios nas competições de várzea que participa.