Após a conclusão da primeira fase do Campeonato Gaúcho, o Grêmio já está com a cabeça nos próximos confrontos e na continuidade da temporada. A janela de transferências fecha na próxima quinta-feira (7) e a equipe não descarta a possibilidade de novos jogadores se juntarem ao plantel. Até o momento, sete novos atletas foram contratados.
A situação do Grêmio no final da janela de transferências foi detalhada pelo vice de futebol Antônio Brum após a grande vitória sobre o Guarany de Bagé no último sábado (2). Quando questionado sobre a necessidade de reforçar a zaga, Brum não limitou a busca do clube a uma posição específica.
“Trouxemos jogadores no sistema defensivo, um goleiro, um lateral-esquerdo, e continuamos avaliando o mercado para reforçar dentro do possível, o time como um todo. Ainda estamos monitoramos o mercado e também sabemos que tem a janela do meio do ano”, disse Brum.
Ele também destacou que a equipe está focada em todas as posições. “Estamos olhando todas as posições. Tem muita especulação, mas não acertaram nenhum nome essa semana, estamos conseguindo blindar. Tem espaço ainda para reforçar e acredito que até o meio do ano tenha mais espaço para fazer o time mais competitivo e mais forte para essa temporada”, completou o dirigente.
Possíveis contratações e crítica à federação
No entanto, Brum não garantiu que o time irá contratar algum jogador até quinta-feira. Após o fechamento da atual janela, o período para novas contratações começa novamente em 10 de julho. Até lá, o Grêmio terá disputado a fase de grupos da Libertadores e quase metade do Brasileirão.
Brum também expressou a preocupação do Grêmio com decisões recentes da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). “O Grêmio está extremamente preocupado com o que vem acontecendo. Quero deixar bem claro para a toda torcida que não vão tirar o campeonato do Grêmio na mão grande. Talvez não seja interessante para um todo um heptacampeonato depois de o Novo Hamburgo ter ganho o título anterior e o Inter há tanto tempo sem ser campeão”, afirmou.
Brum criticou também o formato do Campeonato Gaúcho, modificado este ano com a adição da fase quartas de final. De acordo com ele, uma data a mais no calendário prejudica a preparação para a Libertadores, que coincide com as finais do estadual, caso o Grêmio chegue até lá.
O próximo desafio do Tricolor será nas quartas de final do Gauchão contra o Brasil de Pelotas, em jogo único na Arena. A equipe joga com a vantagem do empate, devido à sua campanha na fase inicial. A data e o horário ainda não foram definidos.