MercadoNotícias

Grêmio pode aproveitar brecha da CBF para contratar novo reforço

Uma cláusula no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da CBF abre uma nova possibilidade para os clubes do futebol brasileiro. Mesmo após o fechamento da primeira janela de transferências, marcado inicialmente para o dia 7 de março, os times ainda poderão contratar atletas entre 01 e 19 de abril. Mas, para isso, algumas condições precisam ser atendidas.

Entenda as condições para contratação fora da janela

A cláusula permite que as equipes das séries A e B do Campeonato Brasileiro contratem apenas jogadores que foram inscritos em algum campeonato estadual no primeiro trimestre do ano. Desta forma, mesmo de fora da janela de transferência, os clubes têm um período adicional de 01 a 19 de abril para realizar novos registros.

Além disso, é necessário que o contrato do atleta com o clube vigente tenha sido rescindido em comum acordo. A solicitação de transferência deve ser concluída no Sistema Nacional de Registro de Atletas da CBF até o dia 19 de abril.

Brecha para contratações internacionais

Além das transferências nacionais, o regulamento da CBF também possui uma brecha para contratações de jogadores que estão atuando fora do país. Nesses casos, é preciso que o último vínculo contratual do atleta tenha se encerrado até o dia 7 de março, prazo final da janela de transferências.

Com essas novas possibilidades, os clubes do futebol brasileiro ganham uma dinâmica de mercado diferenciada, podendo ajustar seus elencos mesmo após o encerramento da janela de transferências.

Janela de transferências no Brasil

A janela de transferência do Brasil começou a funcionar a partir da temporada de 2022, seguindo uma instrução da FIFA. As datas estabelecidas são para transferências nacionais e internacionais de clubes das Séries A e B do Brasileiro, sem inclusão do futsal e futebol feminino no país.

O primeiro período é de 11 de janeiro a 7 de março, e o segundo se estende de 10 de julho a 2 de setembro do mesmo ano.

Com essa flexibilização no prazo de contratações, os clubes brasileiros ganham mais tempo para ajustar as equipes, ampliando as possibilidades de novos acordos e de estratégias para a temporada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo