Em junho de 2018, o ex-goleiro Léo Jardim do Grêmio fez suas malas para Portugal, após a confirmação da transferência do jogador por empréstimo para o Rio Ave. Após uma temporada de destaque time, o clube português decidiu executar a opção de compra prevista em contrato e desembolsou 1 milhão de euros (cerca de R$ 4,5 milhões) para contar com o jogador em definitivo.
Léo Jardim estreou pelo Grêmio no ano de 2016 e foi parte da equipe vencedora da Copa do Brasil daquele ano. Em 2017, estava na lista de inscritos da Libertadores. No entanto, foi no futebol português que o jovem goleiro realmente teve a oportunidade de começar a se destacar.
Léo Jardim é convocado para a Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira de Futebol sofreu alterações em sua lista de convocados para os próximos amistosos contra Inglaterra e Espanha. O goleiro Ederson, do Manchester City, o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain, e o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, foram cortados por lesão. Como substitutos, o técnico Dorival Júnior escolheu Léo Jardim, atualmente no Vasco, Fabrício Bruno, do Flamengo, e Galeno, do Porto.
Em entrevista aos canais oficiais da CBF, Dorival Júnior confirmou a entrada dos três novos atletas: “São atletas que já vinham sendo observados e chegam em condições de brigarem diretamente por uma posição para esses dois amistosos iniciais”, disse o treinador.
Essa será a primeira vez que os jogadores receberão uma convocação para a seleção brasileira. Com a entrada do trio, aumenta para oito o número de estreantes na lista de Dorival para os próximos amistosos. Os jogos estão marcados para o dia 23, contra a Inglaterra, e 26 deste mês, contra a Espanha.
Um dos destaques do Vasco na temporada atual, Léo Jardim recebe a convocação em momento especial de sua carreira. Ele acaba de bater o recorde pessoal de defesas em uma partida, com 12 defesas no jogo contra o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca.