“FIFA” excluiu o Grêmio e Brasileirão não vai acontecer
No ano passado, o videogame “FIFA”, um dos jogos eletrônicos de futebol mais conhecidos do mundo, mudou seu nome para “EA SPORTS FC 24”. A empresa também anunciou uma série de mudanças para o game que foi lançado no segundo semestre do ano passado.
Uma delas tem relação com os clubes brasileiros, que não possuem licença com a EA para regularização dos jogadores. Com isso, a empresa adicionou ao jogo apenas os times que disputaram a Libertadores e a Copa Sul-Americana na temporada passada e o Grêmio acabou sendo excluído.
“FIFA” excluiu o Grêmio
Os clubes brasileiros que estão na versão atual do jogo são: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Fortaleza, São Paulo, América Mineiro, Botafogo, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino. Equipes tradicionais como Vasco, Santos e Grêmio ficaram fora do game,
Assim como aconteceu em anos anteriores, os times brasileiros possuem seu escudo e os uniformes originais, porém os jogadores têm nomes e rostos genéricos. Isso porque, a EA deve negociar os direitos de imagem individualmente com cada jogador do futebol brasileiro.
Essa cláusula tem “impedido” a empresa de colocar os clubes brasileiros de maneira “completa” no videogame, já que, do ponto de vista financeiro, o negócio não se mostra viável. Com isso, os usuários só podem usar o escudo e o uniforme do seu time do coração no modo on-line.
Para a edição 2025 do game, o Tricolor Gaúcho estará presente no jogo, pois se classificou para a Libertadores. A equipe do técnico Renato Gaúcho estreia na competição nesta terça-feira (2), quando enfrentará o The Strongest-BOL, na Bolívia, às 21h (horário de Brasília).