CBF proíbe o Grêmio de utilizar Kannemann
Na última terça-feira (17), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) garantiu uma reunião com as equipes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, com o intuito de esclarecer detalhes sobre o protocolo de concussão na competição. O procedimento foi aprovado em 2 de março pela International Football Association Board (IFAB), e rapidamente chamou a atenção do Grêmio.
O novo modelo deve ser acompanhado de perto a trajetória do Grêmio no torneio, considerando que Kannemann bateu a cabeça no confronto contra o Vasco, logo na estreia do Campeonato Brasileiro. O presidente da Comissão Médica da confederação, Jorge Pagura, participou de entrevista à GZH e comentou sobre o processo enfrentado pelo atleta que sofre esse tipo de lesão cerebral.
“Para retornar após uma concussão, existem fases preconizados para o ‘Return to Play’, onde o atleta deve estar assintomático em todas as fases. De comum acordo com os médicos das Séries A e B, definimos como cinco dias o tempo mínimo para o retorno, visando a preservação da integridade física do atleta”, relatou o médico.
Grêmio vai em busca de importante vitória
Assim, as fases são as seguintes: atividade de baixa demanda fora do campo (1), atividade de baixa demanda no campo (2), atividade física individual com bola (3) e atividade coletiva (4). Assim, levando em consideração as determinações, o zagueiro Kannemann será ausência no confronto entre Grêmio e Athletico-PR, que será realizado nesta quarta-feira (17).
O jogo será realizada no Arena, a partir das 19h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A substituição por concussão passou a ser válida na temporada de 2024. A equipe gaúcha vai em busca da primeira vitória na competição, e pretende contar com a força do torcedor para promover a virada de chave já neste início de ano.