Conmebol toma decisão sobre expulsar o Grêmio da Libertadores
A crise de enchentes no estado do Rio Grande do Sul causou uma série de transtornos em todos os setores da nossa sociedade, afetando inclusive o calendário das competições do futebol sul-americano. Em meio à situação desafiadora, a Conmebol está em colaboração com Grêmio e Internacional para encontrar soluções viáveis para remarcar os jogos adiados da Libertadores e da Copa Sul-Americana.
Uma hipótese que foi levantada em algumas discussões entre os comentaristas esportivos foi de uma possível exclusão da dupla GreNal das competições, no entanto, essa situação foi completamente descartada pela entidade. A Conmebol tem demonstrado sensibilidade aos apelos dos clubes, visto que duas rodadas de cada torneio já foram adiadas até o momento.
Atualmente, os próximos jogos marcados são Internacional contra o Belgrano, em 28 de maio, e Grêmio contra o The Strongest, em 29 de maio. No entanto, discussões estão em andamento para determinar se novos adiamentos serão necessários ou se os confrontos poderão ocorrer conforme programado.
Caso os jogos sejam mantidos, será necessário avaliar onde poderão ser realizados, já que a Arena do Grêmio e o Estádio Beira-Rio precisarão de tempo para recuperação dos danos causados pelas inundações. Com as oitavas de final marcadas para após a Copa América, há um período disponível para recuperar os jogos atrasados.
A situação atual das equipes gaúchas nas competições sul-americanas é a seguinte:
LIBERTADORES
- Huachipato x Grêmio (adiado)
- Grêmio x Estudiantes (adiado)
- Grêmio x The Strongest (marcado para 29 de maio, sujeito a alterações)
COPA SUL-AMERICANA
- Tomayapo x Internacional (adiado)
- Internacional x Delfín (adiado)
- Internacional x Belgrano (marcado para 28 de maio, sujeito a alterações)