Notícias

Confirmado: Grêmio tem a melhor base do Brasil

O Grêmio se destacou nos últimos anos ao formar e revelar jogadores em suas categorias de base, como Everton Cebolinha, Pepe, Ferreirinha, entre outros. Além disso, o Tricolor Gaúcho tem um bom desempenho nos campeonatos de base.

Isso faz com que o Imortal se acostume a revelar jovens talentos para o futebol brasileiro, como foram os casos dos atacantes Gustavo Nunes e Nathan Fernandes neste ano. Um levantamento mostrou que o clube gaúcho possui uma das melhores categorias de base do Brasil.

Base do Grêmio

De acordo com uma pesquisa realizada pelo “Espião Estatístico” do Globo Esporte, Grêmio, Flamengo e Fluminense foram os clubes que mais tiveram jogadores relacionados ao menos uma vez na primeira metade desta temporada. O recorte leva em consideração os clubes da Série A do campeonato brasileiro.

Essa estatística foi muito influenciada pelo início de temporada dos clubes, especialmente Flamengo e Fluminense. A dupla carioca colocou muitos jovens das equipes sub-20 e sub-17 no início do campeonato estadual, de modo que a menor média de idade do time em campo chegou a ser de 19,8 anos e 21,7 anos, respectivamente.

No caso do Tricolor Gaúcho, esse dado foi influenciado pela Recopa Gaúcha, em que o clube optou por poupar a maior parte do elenco profissional, o que gerou uma média de idade de 22,4 anos naquela partida. O levantamento leva em consideração os atletas que passaram, pelo menos, pela equipe sub-17 dos clubes analisados. Confira os 15 clubes que mais tiveram jogadores da base relacionados na primeira metade da temporada de 2024:

1º — Grêmio, Flamengo e Fluminense: 55 jogadores

4º — Corinthians: 49 jogadores

5º — Bahia: 46 jogadores

6º — Palmeiras: 44 jogadores

7º — Athletico Paranaense: 43 jogadores

8º — Vasco: 41 jogadores

9º — Santos e São Paulo: 39 jogadores

11º — Cruzeiro: 35 jogadores

12º — Internacional: 33 jogadores

13º — Botafogo: 27 jogadores

14º — Atlético Mineiro: 25 jogadores

15º — Vitória: 22 jogadores

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo