Grêmio é inteligente e “vence guerra” no STJD
Para a surpresa dos torcedores do Grêmio, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu adiar o julgamento dos dois atletas que acabaram sendo expulsos no confronto contra o Bahia, além do técnico Renato Portaluppi. Vale ressaltar que em um primeiro momento, estava previsto para quarta-feira (26). A informação pode adiar uma punição que certamente prejudicará o time em algum momento.
Ao final de abril, o Grêmio entrou com uma notícia infração contra o Jailson Macedo Freitas e deseja que todo o processo seja julgado junto. Outra opção satisfatória ao clube, seria que o inquérito do ex-árbitro possa ser decidido antes. No entanto, com a mudança no planejamento, não há data prevista para tomar a resolução da situação. A torcida acompanha a possibilidade de perto.
A notícia infração foi levantada como uma opção ao Grêmio, levando em consideração a interferência de Jailson na arbitragem, algo que não poderia acontecer naquele momento. A situação se tornou evidente, especialmente em comunicações com o quarto árbitro, Fernando Antônio Mendes de Salles Nascimento Filho, como foi pontuado na própria denúncia.
Grêmio analisa possíveis punições no elenco
O atacante Nathan Fernandes, por exemplo, teve seu nome ligado ao artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. Vale lembrar que o profissional foi expulso após realizar um gesto com as mãos, representando que o árbitro do duelo entre Grêmio e Bahia, Bráulio da Silva Machado, estava roubando.
A situação acabou sendo filmada pelas câmeras, se tornando algo inevitável. No caso do camisa 19 foi denunciado no artigo 258, que garante assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras” e no 258 II “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”.