Grêmio acertou a contratação de um camisa 10 clássico
O Grêmio anunciou no último domingo (14) a contratação do meia Miguel Monsalve. O colombiano de 20 anos estava no Independiente Medellín-COL, clube que o revelou para o futebol, e assinou contrato até o fim de 2028 com o Tricolor Gaúcho.
O jogador chega para ser uma opção para o meia Cristaldo, sendo mais uma peça para o técnico Renato Portaluppi na função de meia-armador. O jovem é considerado um dos nomes mais promissores do futebol colombiano, com um estilo de jogo que se assemelha ao “camisa 10 clássico”.
Grêmio e camisa 10
Em entrevista para o portal GE, o técnico Sebastián Botero, que trabalhou com Monsalve nas categorias de base do Independiente Medellín-COL, revelou o estilo de jogo do meia. O treinador enfatizou que o jovem possui uma grande habilidade de leitura de jogo.
“Miguel sempre jogou como ‘10 clássico’. Muito interpretativo, com capacidade de ler o jogo desde pequeno. Tem capacidade de se posicionar e driblar para se desvencilhar da marcação”, afirmou. Em 75 jogos pela equipe colombiana, o jogador acumulou nove gols e oito assistências.
Botero ainda disse que o atleta pode ser utilizado em uma posição mais adiantada no ataque, atuando como “falso 9”. “É um jogador de toda a frente de ataque, que pode jogar como falso 9, como extrema pela esquerda, digamos como falso ala, mas sua posição natural é um meia, camisa 10, com muita capacidade de marcar gols e dar assistências”, completou.
Por fim, o treinador não deixou de elogiar a postura de Monsalve fora das quatro linhas. “É um jogador muito talentoso, um ser humano excepcional e um profissional extraordinário, com zero problemas de disciplina, com uma família e um entorno muito favorável, de pessoas boas e que sempre o acompanham. É um menino excepcional pelo seu comportamento”, concluiu.