STJD denuncia Corinthians por jogo com Grêmio, podem ser eliminados?
Na última quarta-feira (7), o Corinthians conquistou importante resultado no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, eliminando o Grêmio após dois empates em 0 a 0 e decisão nos pênaltis. Ainda com a vaga em mãos, a diretoria da equipe paulista ainda terá uma preocupação para a sequência, já que foi denunciado pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O processo se desdobra após as imagens registraram torcedores do clube simulando nadar em direção à torcida do Grêmio, algo que chamou a atenção nas redes sociais. A denúncia foi protocolada na última quinta-feira (8), e aponta “clara alusão” às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre os meses de abril e maio, causando 182 mortes e milhares de desabrigados.
A situação se desdobrou no empate por 0 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, contra o Grêmio. A denúncia inicia da seguinte maneira: Além da ação, como diz a denúncia, um deles disse: “vai chover”, apontando para o céu e fazendo sinais que remetem à chuva, fazendo clara alusão às enchentes que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul no mês de maio”.
Grêmio ainda enfrenta prejuízos na temporada
Em seguida, a nota pontuou problemática: “O abalo psíquico-emocional não se restringiu aos torcedores do Grêmio, que presenciaram tal comportamento num ambiente familiar em que buscavam o entretenimento futebolístico, talvez até para esquecer, ainda que por 90 minutos, a tragédia climática que acometeu seu povo; foi além, remexendo na dor ainda não curada de uma população afetada”.
Mesmo que em diferentes proporções, o Grêmio também enfrenta prejuízos com as fortes chuvas e enchentes que tomaram o Rio Grande do Sul. Como exemplo, a decisão contra o Corinthians se desdobrou no estádio Couto Pereira, já que ainda não foi liberado para atuar em casa, na Arena, considerando a situação do gramado e dos demais setores.