Negócio de R$ 240 milhões está sendo feito e Grêmio vai ganhar fatia
Conhecida por formar grandes jogadores, a base do Grêmio dá grande retorno ao clube na maioria das vezes, seja ele financeiro ou técnico. Nos últimos anos, o Tricolor conquistou títulos importantes com jogadores formados no clube, como Arthur Melo, que foi vendido ao Barcelona em 2018 por 31 milhões de euros após conquistar a Libertadores de 2017.
Além de Arthur, que até hoje é dono da maior venda da história do clube, o Grêmio revelou e obteve retorno técnico e em vendas com vários atletas de 2020 pra cá. Cebolinha, Pepê, Matheus Henrique e Tetê foram alguns deles, com vendas que foram de 10 a 20 milhões de euros para clubes da Europa.
Um dos atletas formados no clube que faz sucesso no Velho Continente é Vanderson, lateral que foi vendido para o Mônaco-FRA no início de 2022 por 12 milhões de euros (R$ 76 milhões na cotação da época). Vanderson esteve presente na campanha do rebaixamento em 2021, mas conseguiu se destacar ainda sim.
Ex-Grêmio pode fazer o clube receber alto valor com venda
Cobiçado por muitos times grandes na Europa e fazendo boas temporadas pelo clube francês, Vanderson pode deixar o Mônaco nesta temporada e desperta interesse de clubes ingleses no seu futebol, segundo informou o jornalista Bruno Andrade.
O clube inglês interessado em Vanderson é nada mais nada menos que o Tottenham, do Big Six da Inglaterra. Após vender Emerson Royal para o Milan, os Spurs buscam um novo lateral-direito para disputar posição com Pedro Porro e trabalha com a possibilidade de enviar uma proposta oficial para Vanderson.
Os valores, segundo o jornalista do UOL, girariam em torno de 40 milhões de euros, que é o que o clube francês espera receber pelo jovem ala direito. No clube de Mônaco, Vanderson tem 86 jogos, com 6 gols marcados e 9 assistências feitas.
De olho na negociação, o Grêmio pode lucar com a possível venda, já que teria direito a uma pequena porcentagem do mecanismo de solidariedade da FIFA.