HistóriaNotícias

Airton Ferreira: Relembre carreira, gols e título do “Pavilhão” pelo Grêmio

Ás vezes, quando pensamos em futebol, a primeira imagem que nos vem à cabeça são os atacantes, os goleadores. Porém, há os que desempenham um papel tão fundamental quanto: os zagueiros, responsáveis por defender a meta e impossibilitar gols adversários. Ao falar em zagueiros, um nome se destaca na história do futebol brasileiro – Airton Ferreira da Silva, carinhosamente apelidado de “Pavilhão”.

Airton era conhecido pela astúcia e destreza em campo, ele tinha o domínio incomparável da bola a tal ponto de fazer jogadas que, para os demais atletas, soariam como uma loucura, mas para ele, eram “apenas uma jogada comum”, como o próprio dizia. Ele despontou para o futebol defendendo o clube Força e Luz, de Porto Alegre, um dos grandes clubes da época.

A chegada de Airton ao Grêmio

Na metade de 1954, Airton foi cedido ao Grêmio em uma troca que envolveu 50 mil cruzeiros e o antigo pavilhão social do Estádio da Baixada. A estrutura, embora obsoleta para a modernidade do iminente Estádio Olímpico, era grandiosa para o recatado Estádio da Timbaúva. No local que hoje corresponde à rua Dr. Alcides Cruz, 125, ainda se encontra o saudoso pavilhão. Vestindo a camisa tricolor, Airton se tornou uma unanimidade.

Quem realmente foi Airton Ferreira da Silva no futebol?

Airton Ferreira da Silva nasceu em 31 de outubro de 1934, em Porto Alegre. Sua carreira no Grêmio durou de 1954 a 1967, período onde escreveu seu nome na história do clube e do futebol brasileiro. Dentre suas inúmeras conquistas, Airton foi pentacampeão da Cidade e do Estado de 1956 a 1960, hexacampeão do Estado de 1962 a 1967, além de ter vencido o Torneio Sul-Brasileiro de forma invicta em 1962 e Campeão da Cidade em 1964. Na seleção, foi Campeão Pan-Americano em 1956, Vice-campeão Pan-Americano em 1960 e Vice-campeão da Taça das Nações em 1964.

Seu jogo de estreia pelo Grêmio foi contra o Cruzeiro PA, em 1 de agosto de 1954, onde o placar terminou em 1 x 1. O último jogo de Airton pelo Grêmio aconteceu em 5 de novembro de 1967, no empate de 2 x 2 contra o Perdigão, na cidade de Videira/SC. Pós-aposentadoria, Airton foi laureado em 25 de abril de 1989, homenageado na Calçada da Fama em 22 de setembro de 1996 e teve seu nome vinculado oficialmente ao Grêmio em 19 de dezembro de 1963, confirmado em Ata da Diretoria.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo