Notícias

Alberto Guerra abre o jogo sobre o Grêmio virar SAF e ser vendido

A Sociedade Anônima de Futebol, mais conhecida como SAF, foi implementada no Brasil no ano de 2021 com as vendas de Cruzeiro, Vasco e Botafogo, respectivamente. A lei visa um novo tipo de gestão no futebol brasileiro através de um único dono majoritário, que compra a maioria das ações da instituição.

A mudança causou vários debates na época, e após quase três anos com atividade no Brasil, pode-se dizer que muitos clubes agradecem e enxergam como positiva a mudança. Cruzeiro, Bahia e Botafogo foram três dos clubes que mais investiram no ano até aqui, e a promessa é de ainda mais capital injetada nos próximos anos, além da profissionalização nos departamentos.

No caso do clube mineiro, a SAF que era anteriormente comandada por Ronaldo foi vendida para o bilionário e apaixonado pela Raposa, Pedro Lourenço, em abril de 2024. Ainda sim, o Fenômeno organizou todo o clube e livrou de uma possível falência.

Já Botafogo e Bahia mantiveram os mesmos donos desde a compra e vem fazendo grandes trabalhos. O Glorioso, para muitos, conta com o melhor elenco do país atualmente e lidera o Brasileirão, além de estar vivo na Libertadores. O Bahia foi comprado pelo Grupo City no ano de 2023 e fez a sua janela de maior investimento em toda sua história.

Alberto Guerra comenta sobre possível SAF no Grêmio

Em discurso na comemoração dos 121 anos do Grêmio, Alberto Guerra comentou indiretamente sobre a SAF no clube e não descartou a possibilidade ser avaliada futuramente.

“Queria deixar uma mensagem para refletirmos. Estamos em um momento em que o clube deve olhar para si para que sejamos mais fortes para fora. O negócio futebol mudou e precisamos encontrar meios estruturados desta atividade para que sigamos competitivos sem perder nossa identidade”, disse Alberta Guerra, antes de completar:

“Entendo a polêmica do assunto e que isso nos traz a mente experiências não muito boas, mas seja qual for a nossa decisão interna, é importante sairmos unidos, aceitarmos as consequências e alinhar as expectativas”, finalizou o dirigente.

Davi Aguiar

Apaixonado por esportes e principalmente por futebol, que acompanho desde os meus 10 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo