Campeão da Liberta pelo Grêmio agora está jogando a Série D
Recordista de títulos da CONMEBOL Libertadores no Brasil ao lado de Palmeiras, São Paulo e Flamengo, o Grêmio possui três conquistas do maior torneio do continente, conquistados nos anos de 1983, 1995 e 2017. Tricolor é um dos clubes mais temidos da América devido ao seu grande retrospecto no torneio.
Ao longo das conquistas, muitos episódios ficaram gravados na memória do torcedor. Em 1983, a primeira conquista do Tricolor, a torcida viu César fazer o gol da vitória sobre o Peñarol no Olímpico, após cruzamento de Renato Gaúcho.
Já em 1995, o Grêmio comandado por Luiz Felipe Scolari,o Felipão, venceu o Atlético Nacional-COL após jogos de ida e volta. Na ida, o Tricolor venceu os colombianos no Olímpico por 3×1, com gols de Marulanda (contra), Jardel e Paulo Nunes. Na volta, Tricolor empatou por 1×1 com gol de Dinho, de pênalti, e ficou com a taça.
Jogador que foi campeão da Libertadores de 2017 pelo Grêmio está na Série D
Em 2017, sob o comando de Renato Portaluppi, o Tricolor chegou ao seu terceiro título na competição continental ao derrotar o Lanús, na Argentina, por 2×1. Com destaque para jogadores como Luan, Arthur, Maicon, Geromel e Kanemann, o Grêmio conquistava a América pela terceira vez.
Um dos jogadores presentes no elenco e que foi muito importante naquele ano foi o atacante Fernandinho. O jogador, de 38 anos, está atualmente no Retrô-PE e disputa a Série D do Brasileirão. Fernandinho conseguiu o acesso com a equipe pernambucana para a Série C do ano que vem. O atleta é o camisa 10 e capitão do time e foi titular durante toda a campanha.