Cartão azul no futebol? Saiba como mudança vai funcionar
Num esforço para combater os lances antidesportivos, o futebol profissional poderá contar com um novo método de punição: o cartão azul. Esta novidade é relatada pelo jornal britânico The Telegraph, sendo que os protocolos para este novo sistema foram anunciados recentemente pela International Football Association Board (IFAB).
Apesar da iminente revelação dos protocolos, a implementação do cartão azul não é certa. A decisão final será tomada após votação durante o congresso anual da IFAB, a decorrer em Março.
O propósito do cartão azul é punir jogadores que demonstrem comportamento antidesportivo, nomeadamente por simulações ou desrespeito ao árbitro. O jogador sancionado com o cartão azul será obrigado a deixar o campo por 10 minutos. Caso o mesmo jogador receba dois cartões azuis, ou um cartão amarelo e um azul, será expulso da partida com um cartão vermelho.
Cartão azul será testado em breve
Os primeiros testes com a nova medida deverão ter início ainda no verão europeu, de acordo com o The Telegraph. Será a primeira adição ao conjunto de cartões disciplinares desde a instauração dos cartões amarelo e vermelho na Copa do Mundo de 1970, no México. No entanto, durante a fase inicial de implementação, competições de alto nível como a Copa do Mundo estarão excluídas dos testes.
A nova medida poderá ser adotada em competições como a Copa da Inglaterra, a Women’s FA Cup, e até mesmo na Liga dos Campeões da temporada 2024-2025, conforme referido pela publicação britânica.
A IFAB está também a analisar a possibilidade de apenas permitir aos capitães das equipas a comunicação com os árbitros. Esta regra já se encontra em vigor em esportes como o rugby, e é muito bem avaliada pela organização.