Casagrande soltou o verbo e revelou inveja de outros clubes brasileiros pelo Grêmio
Conhecido por sua estabilidade e bons resultados nos últimos anos, o Grêmio é visto como exemplo de gestão esportiva e tem seu modelo de trabalho elogiado pelo comentarista Walter Casagrande Jr.
Durante o programa UOL News Esporte, o comentarista Casagrande destacou a importância de manter um treinador por um longo período para alcançar sucesso no futebol. A aposta em um longo projeto de trabalho, sem a constante troca de treinadores a cada resultado negativo, proporciona maior organização e continuidade ao clube, facilitando a conquista de títulos.
Casagrande elogia trabalho do Grêmio
Na visão do comentarista, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino e Fortaleza são os clubes que melhor exemplificam essa situação no futebol brasileiro e tornam-se o objeto de desejo de muitos clubes. As equipes citadas foram elogiadas por Casagrande por possuírem técnicos vencedores e que estão a bastante tempo à frente dos respectivos times.
De acordo com Casagrande, o modelo de gestão adotado por esses clubes, apostando na continuidade do trabalho de um treinador, é uma meta que muitos outros clubes desejariam alcançar. “O Palmeiras, Fortaleza, Grêmio e o Red Bull Bragantino são clubes confortáveis neste sentido, e isso é um desejo que todos os outros clubes têm. Eu acho que quando alguém olha para o Palmeiras fala ‘poxa, queria ter um treinador igual ao Abel, vencedor, que tem um puta trabalho e que fica aqui um tempão”, disse o comentarista.
Comandante do Imortal desde 2016, Renato Portaluppi, conhecido como Renato Gaúcho, é peça-chave nessa estratégia de sucesso. Apesar dos recentes episódios em que o técnico foi criticado por não viajar com a equipe, Renato tem sidas decisões respaldadas pela diretoria. Após as críticas, o treinador decidiu adotar uma nova tática e conduzir os treinos da equipe com portões fechados, aumentando o mistério sobre a preparação do time para os próximos confrontos.
A fórmula de sucesso adotada pelo Grêmio e pelos demais times citados passa por uma boa dose de paciência, planejamento, trabalho e, claro, bons resultados em campo, ingredientes que, combinados, proporcionam as condições ideais para uma gestão de sucesso no futebol.