CBF anunciou o aumento de times na primeira divisão do Brasileirão
Mudança foi aprovada por clubes
Com o objetivo de fortalecer o futebol feminino no cenário nacional, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças na modalidade nas próximas temporadas. Em breve comunicado, o presidente Ednaldo Rodrigues, confirmou que o Brasileirão Feminino A1 e A2 terá a promoção de mais times na disputa pela taça.
Assim como no futebol masculino, a CBF planeja equiparar 20 vagas para os clubes disputarem o principal título nacional feminino até o ano de 2028. Para além do aumento no número de times no Brasileirão, a entidade máxima projetou a criação da Copa do Brasil, competição somente praticada por um dos gêneros no país.
“O Brasileiro A1 e A2 serão ampliados nas próximas temporadas. O A1 terá 20 clubes até 2027. Já o A2 estará completo com 20 equipes até 2028. Além disso, aumentamos consideravelmente o número de partidas ao longo do ano, crescemos as competições de base, além de criar nova Copa do Brasil Feminina com 64 equipes”, declarou o presidente da CBF.
Confira as mudanças previstas para o Brasileirão Feminino A1:
- 2025: 16 clubes, com rebaixamento dos dois últimos e ascensão dos quatro primeiros da A2
- 2026: 18 clubes, com rebaixamento dos dois últimos e ascensão dos quatro primeiros da A2
- 2027: 20 clubes brigando pelo título do Brasileirão Feminino.
Brasileirão 2025 com mudança de data
Apesar das mudanças no futebol feminino terem repercutido, o logística do masculino também foi motivo de discussão nos bastidores da CBF. Em novembro de 2024, a confederação confirmou o início do Brasileirão 2025 para 29 de março, e não em abril como era de costume. Para além da antecipação, os times receberão um mês de férias em junho.
A motivação por detrás da mudança de rota está na participação de Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Fluminense no Super Mundial de Clubes, marcado para ocorrer nos Estados Unidos. Dessa forma, para não comprometer o andamento da temporada do quarteto, os demais clubes não terão partidas da Série A entre 15 de junho a 13 de julho.