Notícias

CBF não perde mais tempo e já toma decisão para o Brasileirão de 2026

A polêmica da vez gira em torno da mudança que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende implementar no Campeonato Brasileiro, modificando profundamente o calendário nacional. A medida deve entrar em vigor já na próxima temporada, mantendo o mesmo esquema para 2026 – tudo, para manter uma pausa padrão na competição no meio do ano.

A ideia da entidade é, com isso, fazer com que os clubes não sejam prejudicados durante as competições internacionais de clubes (no caso, o Super Mundial da FIFA, no próximo ano) e seleções (com Datas-FIFA e disputas de Copa América, Eurocopa e Copa do Mundo). A tendência, inclusive, é que isso se estenda até 2027, quando o Brasil sediará o Mundial Feminino.

Clubes brasileiros terão direito a ‘inter-temporada’ a partir de 2025

Ao contrário desta temporada, que a principal competição do país começou no dia 14 de abril e terminará no dia 8 de dezembro, o Campeonato Brasileiro será iniciado alguns dias antes (29 de março) e estendido até quase que o fim de dezembro (no dia 21 deste mês). Por conta disso, é claro, os estaduais serão ‘espremidos’ entre os dias 12 de janeiro e 26 de março.

A CBF apresentou como novidades importantes a introdução de um recesso no meio do ano e um período de 14 dias para uma intertemporada, possibilitando aos clubes realizar excursões fora do Brasil. Em relação às competições que causam a interrupção, o novo Mundial de Clubes conta com a participação de quatro times brasileiros, o que impede a continuidade da Série A.

Vale lembrar que o mandato de Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, termina em 2026 – e ele pode tentar a reeleição até 2030, o que facilitaria seu plano de sustentação das ideias para o calendário nacional. Isso, porque em 2027 o Brasil será país-sede da Copa do Mundo Feminina, e em 2028 será disputada mais uma edição da Copa América.

Fabio Ramos

Jornalista, especialista em cobertura de futebol. Traz as principais informações sobre o Grêmio no Somos Tricolores.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button