City topou pagar R$ 4 milhões/mês para cria do Grêmio
O ‘Efeito Neymar’ já começou a tomar conta do mercado da bola, e não apenas no futebol brasileiro. Isso, porque o futuro camisa 10 do Santos já passou a mexer com os bastidores dos clubes à procura de reforços para a equipe do litoral paulista. Dentre os nomes especulados está o de uma cria da base do Grêmio: Arthur Melo, que estava na Juventus, da Itália, e deve se transferir a um time do Grupo City.
De acordo com o jornalista Lucas Musetti, do UOL Esporte, contudo, o volante não deve reforçar o Santos nesta janela de transferências. O provável destino do jogador é o Girona, da Espanha, que negocia diretamente com o clube italiano. Até por isso, o Peixe já teria começado a sondar outras alternativas para o meio-campo do técnico português Pedro Caixinha.
Alto salário e prioridade para a Europa afastam Arthur Melo do Santos
Ainda segundo a reportagem, o Santos ofereceu um contrato de empréstimo, dividindo os salários do jogador com a própria Juventus – é preciso lembrar que Arthur ganha quase R$ 4 milhões por mês. E a questão não seria nem o formato da contratação, mas sim a preferência pela manutenção de um ativo do clube no futebol europeu. Até por isso, a diretoria da Velha Senhora priorizou o Girona.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, especialista em mercado da bola, a Juve cogita até rescindir o contrato de Arthur – que está no clube desde 2020 e já foi emprestado para Liverpool e Fiorentina, sem conseguir agradar a comissão técnica do clube italiano. Isso, contudo, seria péssimo para o Santos, que passaria a ter de arcar com a totalidade dos vencimentos do jogador (algo fora de cogitação na Vila).
O contrato do volante com a Juventus, em tese, vai até junho de 2026, mas o jogador dificilmente cumprirá o acordo até o fim. No Santos, o assunto já é praticamente página virada, e o clube passou a sondar a possibilidade de o argentino Leandro Paredes, da Roma, amigo pessoal de Neymar, para a posição.