Clube tradicional decretou falência e atletas precisaram encontrar novos empregos
Com o advento das SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol) no Brasil, tem muito clube que se salvou da falência – ou, ao menos, de uma grande crise financeira. O mesmo, contudo, não pode ser dito sobre uma tradicional equipe francesa: o Girondins de Bordeaux. Em julho do ano passado, o clube – dono de seis títulos do Campeonato Francês – tomou uma drástica decisão e decretou falência.
Agora, o tradicional clube busca ressurgir no cenário nacional. Disputando a Championnat National 2, equivalente a quarta divisão no futebol francês, o Bordeaux enfrentou graves problemas financeiros nos últimos anos, que culminaram no rebaixamento da equipe e na dispensa de diversos jogadores. Agora, buscando retornar à elite francesa, o clube segue a duras penas no Grupo B da competição.
Bordeaux vive drama inédito e busca difícil volta à elite
Quem é mais novo, contudo, pode não saber o real tamanho do Bordeaux no futebol francês – quiçá europeu. Mas, com um breve resumo sobre quais jogadores já passaram pelo clube de Nova Aquitânia, na França, já dá para ter uma noção. Afinal, nomes como Zinédine Zidane, Pauleta, Lizarazu, Wiltord e Andy Carroll já desfilaram seu futebol por lá. Os brasileiros Pablo e Mariano, também.
Por falar no atacante britânico, com passagens de destaque por Newcastle, Liverpool e West Ham, Andy Carroll está atualmente no clube, anotando nada menos que sete gols em suas primeiras sete partidas com a camisa dos Girondinos. Apesar disso, o Bordeaux não conquistou o acesso na última temporada, e segue sua sina na quarta divisão nacional.
No Brasil, contudo, é difícil imaginar que algo semelhante aconteça – assim como o Rangers, na Escócia, que era um dos maiores vencedores do país e foram rebaixados à última divisão. Atualmente, clubes devem na casa do bilhão e seguem contratando a rodo, se reforçando e brigando na elite do país.