Atualmente, é muito comum ver memes nas redes sociais. Os memes se consolidaram como uma verdadeira linguagem digital, atravessando as barreiras das redes sociais para se tornarem parte fundamental da comunicação contemporânea. Estas criações, que variam de imagens a vídeos, têm a capacidade incrível de disseminar cultura, humor e até campanhas publicitárias com uma velocidade e abrangência impressionantes. Os memes podem surgir de qualquer assunto, e isso não exclui times de futebol.
Origem do meme “como isso afeta o Grêmio”
Há alguns anos, um dos memes que chamam atenção nas redes sociais é o “Como isso afeta o Grêmio?”. A origem do meme vem de um canal no YouTube chamado “Loucos pelo Grêmio”, onde um torcedor do Imortal grava diversos vídeos sobre o clube.
Em muitos desses vídeos, o torcedor utiliza assuntos aleatórios do dia a dia e os ligando ao Grêmio. Entre esses vídeos, o torcedor publicou um vídeo chamado “Morte do príncipe Philip, o que afeta o Grêmio?“. Esse vídeo repercutiu na web, sendo essa a origem do meme. Contudo, não foi nesse momento que o meme teve seu auge.
Em março de 2022, o Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil após uma derrota para o Mirassol por 3 a 2. Após o confronto, a equipe paulista foi as redes sociais provocar o tricolor, postando uma imagem com o personagem Walter White de Breaking Bad, na qual estava escrita a frase “e como isso afeta o Grêmio?”. Foi neste momento que o meme criado pelo torcedor do Imortal acabou tendo grande repercussão na web.
Grêmio também foi provocado por rival após derrota
Pouco tempo depois, o meme ganhou ainda mais força, após um derrota do Imortal para seu principal rival, o Internacional, que não perdeu a chance de provocar seu eterno rival após uma partida culminou em uma vitória por 1 a 0 no clássico Gre-Nal.
Utilizando as redes sociais para compartilhar o triunfo, o clube fez questão de destacar como o resultado “afetou o Grêmio”, inserindo essa narração na narrativa de competições recentes e remetendo a um histórico de zoações entre as equipes.
Desde então, a expressão “o que afeta o Grêmio” passou a ser um jargão utilizado para comentar os momentos difíceis enfrentados pelo clube, marcando presença até no contexto de seu rebaixamento à Série B em 2021.