Confirmado: CBF bate o martelo sobre a demissão de Dorival Jr da Seleção Brasileira
Treinador não é unanimidade nos bastidores da entidade
Diante do pedido de dispensa do técnico Tite, a CBF foi em busca de um novo substituto, encontrando Fernando Diniz para ser o interino, enquanto Dorival Jr fazia as malas do São Paulo. Passado o primeiro ano à frente da Seleção Brasileira, o veterano é bem avaliado pelos dirigentes da entidade do futebol nacional, mas sua estadia na única delegação pentacampeã mundial não é confirmada para 2025.
Contratado para assumir a Seleção Brasileira após Carlo Ancelotti renovar com o Real Madrid, Dorival Jr apresentou um ano apático no comando de Vini Jr e companhia. De acordo com o jornalista Lucas Musetti, do Uol, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, confia no trabalho do treinador, mas sua continuidade somente será avaliada ao decorrer dos próximos meses.
Ainda que a cúpula da confederação enxergue o último ano de Dorival com bons olhos, a comissão técnica do comandante liga seu sinal de alerta. Em 14 partidas à frente da Seleção Brasileira, o treinador em questão acumulou 59,52% de aproveitamento. Em síntese, foram seis vitórias, sete empates e uma derrota.
Relembre o histórico de Dorival:
- Brasil 1 x 1 Uruguai – Eliminatórias da Copa do Mundo
- Venezuela 1 x 1 Brasil – Eliminatórias da Copa do Mundo
- Brasil 4 x 0 Peru – Eliminatórias da Copa do Mundo
- Chile 1 x 2 Brasil – Eliminatórias da Copa do Mundo
- Paraguai 1 x 0 Brasil – Eliminatórias da Copa do Mundo
- Brasil 1 x 0 Equador – Eliminatórias da Copa do Mundo
- Uruguai 0 x 0 Brasil – Copa América
- Brasil 1 x 1 Colômbia – Copa América
- Paraguai 1 x 4 Brasil – Copa América
- Brasil 0 x 0 Costa Rica – Copa América
- Estados Unidos 1 x 1 Brasil – (Amistoso)
- México 2 x 3 Brasil – (Amistoso)
- Espanha 3 x 3 Brasil – (Amistoso)
- Inglaterra 0 x 1 Brasil – (Amistoso)
Conhecido por sua imprevisibilidade, Ednaldo Rodrigues pode surpreender ao alterar o curso do comando técnico da Seleção Brasileira. A nível de recordação, a delegação canarinha figura atualmente na quinta colocação das Eliminatória, com 18 pontos. Sobretudo, são sete de desvantagem para os argentinos, que lideram com certa folga, cinco pontos à frente do Uruguai.
Seleção Brasileira diante de um novo treinador
Anteriormente, a CBF tentou fechar a contratação de Carlo Ancelotti para assumir o espaço deixado por Tite. Porém, o italiano negou a proposta, decidindo renovar sua estadia à frente do Real Madrid. Como resultado das oscilações presentes na temporada 2024/25, o comandante optou por comunicar sua dispensa a partir de junho.
Sendo assim, caso não assine para orquestrar outra equipe, Ancelotti pode finalmente auxiliar a Seleção Brasileira. Em um contexto geral, o veterano de 65 anos foi eleito o melhor treinador na cerimônia de premiação da entrega da Bola de Ouro e do The Best FIFA.