Conmebol decide ir a FIFA para ajudar o Grêmio
O Grêmio entra em campo novamente nesta terça-feira (23), e encara um importante desafio pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. No estádio Jorge Luis Hirschi, o Imortal enfrentará o Estudiantes de La Plara, e vai em busca da primeira vitória do Grupo C. Na estreia, perdeu por 2 a 0 para o The Strongest, e em seguida, sofreu um revés por 2 a 0 para o Huachipato.
No entanto, novidades podem surgir ao Grêmio e às diversas equipes do futebol nacional. A Conmebol encaminhou à Fifa, de maneira oficial, um pedido para que seja revertido o “rebaixamento” do campeão da Libertadores no Mundial de 2024. Com um novo planejamento para o torneio, realizado pela federação internacional, a equipe entraria nas quartas e não nas semifinais.
De acordo com o ‘UOL’, o documento foi encaminhado no dia 4 de abril, e leva em consideração uma iniciativa da confederação. Vale ressaltar que a Fifa ainda não se posicionou sobre o assunto, mas os torcedores acompanham a possibilidade de perto. Como justificativa de sua sugestão, a Conmebol apontou inúmeros argumentos, entre eles, os 26 títulos mundiais de clubes sul-americanos.
Conmebol oferece nova alternativa para competição
Eles são considerados como Mundiais pela Fifa, incluindo as edições do Mundial da Fifa e do Intercontinental. A Conmebol considera a competição pensada para a temporada de 2024 como Mundial Interclubes. A atual edição prevê eliminatórias entre campões da Ásia, África e Oceania de um lado. Enquanto do outro lado, estão os campeões da Libertadores e da Concacaf.
Assim, das duas chaves, apareceriam os semifinalistas. A Conmebol, no entanto, oferece o pedido para que haja um confronto de oitavas de final envolvendo campeões de quatro confederações: Ásia; América do Norte, Central e Caribe; África e Oceania. A partir daí, sairiam dois times para uma quartas-de-final. A possibilidade certamente dividirá opiniões.