HistóriaNotícias

Copa Libertadores 2017: o tricampeonato do Grêmio

Relembre detalhes de como se desenrolou a Copa Libertadores da América de 2017, que resultou com o título do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. O Tricolor é o maior time do Sul do Brasil e também disputa para ser considerado um dos grandes destaques também do país. Isso só é possível graças a todo o destaque que o time já teve nas mais importantes competições.

Em mais de 100 anos de história, foram inúmeras as vezes em que o Imortal acabou se destacando para chegar ao topo. Uma das mais recentes e mais memoráveis, inclusive, aconteceu na competição mais importante de todo o continente, alguns anos atrás. Isso porque naquele ano o time gaúcho conseguiu conquistar o seu tão sonhado tricampeonato.

Sendo assim, para celebrar toda a grandiosa história do Grêmio, vamos relembrar alguns fatores importantes da equipe que acabou chegando até o topo da América do Sul. Além de relembrar toda a campanha, também vamos passar por alguns destaques e curiosidades que fizeram aquela temporada terminar tão bem para os tricolores.

O começo da trajetória vitoriosa do Grêmio na Libertadores

Depois de conseguir alcançar a Glória Eterna em 1983 e em 1995, o Grêmio entrou em campo, em 2017, com o objetivo de fazer história mais uma vez. Vale lembrar, inclusive, que aquele elenco já estava bem habituado com os troféus. Isso porque vinha do título da Copa do Brasil do ano anterior, que foi o que deu a vaga para o Tricolor no continental.

Sendo assim, o time comandado por Renato Portaluppi acabou entrando diretamente na fase de grupos da Copa Libertadores da América aquele ano. Por lá, não passou muito trabalho, conseguindo ‘empatar’ como a melhor pontuação geral. Sendo cabeça de chave do Grupo 8, o time confirmou seu favoritismo contra o Guaraní, do Paraguai, o Deportes Iquique, do Chile, e o Zamora, da Venezuela.

Com 13 pontos, ficou em terceiro na briga pela melhor campanha, estando atrás de Atlético Mineiro e Lanús somente no saldo de gols. Com a vantagem de decidir todos os confrontos em casa até as semifinais, o time gaúcho conseguiu se fortalecer para chegar ao título.

Campanha Tricolor na fase eliminatória da Libertadores

Mesmo depois de ter feito resultados importantes na fase de grupos, o Grêmio acabou pegando o melhor entre os classificados em segundo, por conta do sorteio. Sendo assim, nas oitavas o Tricolor teve como adversário o Godoy Cruz, da Argentina, vencendo os dois jogos. Após ganhar fora pelo placar simples, o time tricolor ainda conseguiu vencer na Arena, por 2 a 1, confirmando a classificação.

Já nas quartas de final, o Imortal acabou enfrentando um dos seus confrontos mais complicados daquela edição da Libertadores, contra o Botafogo. Com um empate sem gols na primeira partida, dentro do Nilton Santos, só restava ao time uma vitória em casa.

Depois disso, em uma partida complicada, a equipe comandada por Renato Portaluppi fez valer o mando e, com gol de Lucas Barrios, em lance polêmico, avançou mais uma vez. No entanto, com a classificação garantida, era a hora de pensar no próximo embate, que não demoraria muito a acontecer.

Nas semifinais, o adversário foi o Barcelona de Guayaquil, do Equador. Nesse confronto em questão, porém, o time gaúcho adquiriu uma boa vantagem na ida, vencendo por 3 a 0 na casa do rival. Sendo assim, a derrota por 1 a 0 dentro da Arena não comprometeu a campanha. No final das contas, o que importava é que o Imortal estava, mais uma vez, na grande decisão da Copa Libertadores da América.

Grande decisão da Libertadores 2017

A final da Copa Libertadores da América ficou marcada por ser o único confronto eliminatório que o Grêmio teve que decidir fora de casa. Porém, no final das contas, o resultado foi o mesmo que nos confrontos anteriores: festa tricolor. O adversário acabou sendo o Lanús, da Argentina, que tinha um saldo de um gol a mais do que o time gaúcho na fase de grupos, levando vantagem.

O primeiro jogo, no dia 22 de novembro de 2017, já deu indícios de que aquele seria o ano do tri. Isso porque, dentro de seus domínios, a Arena, o Grêmio conseguiu um resultado importantíssimo, mesmo que simples. Com gol de Cícero, a vantagem estava feita.

Na volta, apenas sete dias depois, no Estádio La Fortaleza, inclusive, essa vantagem não demorou muito para subir. Fernandinho marcou aos 26 e Luan, aos 41, encaminhando de vez o título do Grêmio na disputa da Copa Libertadores da América de 2017. Isso porque mesmo com o gol de Sand, no segundo tempo, os comandados de Renato Portaluppi não sofreram tanto assim, garantindo a taça.

Destaques do título do Grêmio na Libertadores 2017

Ao analisarmos toda aquela edição da Copa Libertadores da América, é fácil para que os torcedores se lembrem de quem foi o grande destaque. Com oito tentos marcados e muita bola jogada, Luan foi o responsável por ‘fazer chover’ naquela temporada. Assim, também foi eleito como o Rei da América, para delírio tricolor. Outro goleador de destaque foi Lucas Barrios, que marcou seis vezes.

O time do Tricolor na grande final foi composto por: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Bressan (Rafael Thyere), Bruno Cortez, Jailson, Arthur (Michel), Ramiro, Luan, Fernandinho e Lucas Barrios (Cícero). Além, é claro, de Renato Portaluppi no comando.

Foto: PEDRO H. TESCH/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo