Cria do Grêmio é anunciado como reforço de clubes dos Estados Unidos
Alvo do Fluminense na janela de transferências, Léo Chú, formado nas categorias de base do Grêmio, foi anunciado por um novo clube da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos: o FC Dallas. Profissionalizado em 2020, o ponta-esquerda de 24 anos acabou jogando pouco pelo Imortal, acumulando ainda um empréstimo ao Ceará no início da carreira.
Atacante de velocidade, que gosta de atuar mais pelo setor esquerdo, o garoto ficou marcado por decidir o clássico GreNal 430, no dia 3 de abril de 2021 – quando, com apenas oito minutos em campo, acertou o ângulo do goleiro Marcelo Lomba e tirou o zero do placar aos 43 minutos do segundo tempo, dando a vitória ao tricolor. Esse gol, aliás, se tornou muito viral nas redes sociais.
Gol no aniversário do Inter e carreira nos Estados Unidos: o ‘fenômeno’ Léo Chú
O citado GreNal 430 começou a ser disputado no dia 3 de abril, mas terminou apenas no início do dia seguinte. E quando Léo Chú balançou as redes adversárias, o relógio já havia passado da meia-noite, virando 4 de abril – data em que era celebrada a Páscoa e o aniversário de 112 anos do Internacional. Os torcedores do Grêmio, é claro, aproveitaram para provocar os rivais.
“O FC Dallas anunciou a contratação do atacante Léo Chú, formado nas categorias de base do Grêmio. Se juntará a Ramiro no clube norte americano. O Fluminense tentou a contratação dele recentemente”, informou o repórter Lucas, da Copero TV, em sua conta oficial no X, antigo Twitter.
Ao todo, o garoto fez três gols e ainda contribuiu com três assistências em 22 partidas, até ser contratado pelo Seattle Sounders, ainda em 2021. Na transação, o clube norte-americano desembolsou cerca de 2,5 milhões de dólares (R$ 12,8 milhões na cotação da época) por 80% dos direitos do atleta, com o restante permanecendo do Imortal. Os valores dessa nova transferência ainda não foram divulgados.