Douglas Costa aceitou salário de R$ 1 milhão para voltar ao Grêmio
O bom filho a casa torna? O Grêmio viveu isso há pouco tempo, na temporada 2021, quando viu uma de suas crias das categorias de base, o atacante Douglas Costa, retornar do futebol europeu para vestir a camisa tricolor. O problema é que o sonho acabou virando pesadelo, e em pouco tempo, com o clube gaúcho amargando o rebaixamento nacional e o jogador saindo pela porta dos fundos.
Dono do maior salário do clube, naquela ocasião, com vencimentos na casa dos R$ 1 milhão por mês, o então camisa 10 foi bastante criticado pela torcida tricolor, principalmente na reta final da temporada – quando se fez ausente de diversas partidas importantes do clube, ao mesmo tempo em que era notícia na imprensa pelas festas que dava e/ou participava. Antes de 2022, Douglas deixou o Grêmio.
Grêmio aprendeu a lição e chegada de Luís Suárez foi ‘divisor de águas’ no clube gaúcho
Menos de dois anos depois do ‘fiasco’ vivido com Douglas Costa, até então tido como ídolo do clube, com certo carinho da torcida, o Grêmio decidiu investir alto no futebol, logo em seu retorno à elite nacional. Para isso, não poupou esforços para contratar ninguém menos que Luís Suárez. Em uma operação bastante complicada, o Tricolor convenceu o uruguaio a se mudar para o Brasil.
E foi um sucesso, dentro e fora de campo. Além das diversas campanhas de marketing, o atacante desfilou seu futebol pelo país e fez o Grêmio, que havia acabado de subir da Série B, brigar pela ponta da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro – não à toa, o clube gaúcho terminou a competição na segunda colocação, com apenas dois pontos a menos que o campeão Palmeiras.
Somando todas as competições, ‘El Pistolero‘ disputou 54 partidas oficiais (12 do Campeonato Gaúcho, 33 do Brasileirão, oito da Copa do Brasil e uma da Recopa Gaúcha), balançando as redes adversárias em impressionantes 29 oportunidades. Isso, é claro, sem falar nas 17 assistências que o uruguaio deu em 2023 – sendo eleito, de forma unânime, o grande craque da competição nacional.