Edenilson é o “PAI” do Beira-Rio
O clássico Gre-Nal é considerado como uma das maiores rivalidades do mundo do futebol. No Brasil, muitos consideram como o melhor clássico entre todos os outros, devido ao equilíbrio dos dois times em títulos, tradição e principalmente quando jogam entre si, em jogos de muita correria, raça dos dois lados e momentos marcantes.
Já no primeiro Gre-Nal da história, em 1909, o Grêmio goleou o Internacional por 10×0, justamente a maior goleada de todo o confronto. Desde então, foram 442 Gre-Nais disputados no período, e esse clássico divide amizades, família, e muitas brincadeiras e zoações entre os torcedores dos dois clubes. Nas 442 partidas disputadas, foram 163 vitórias do Inter, com 141 triunfos do Tricolor e 138 empates.
Um jogador que viveu o Gre-Nal nos últimos anos atuando pelo lado vermelho e que agora está jogando pelo Grêmio é Edenílson. Com mais de 150 jogos pelo Internacional, o meio-campista tem ótimo números atuando no Beira-Rio e projetou reencontrar o seu ex-clube.
Edenílson tem ótimos números jogando no Beira-Rio
O meio-campista de 34 anos é o maior artilheiro do novo Beira-Rio, desde quando o estádio foi reformado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O jogador possui 35 gols ao todo atuando pelo estádio e lidera a artilharia. Edenílson atuou pelo Inter entre 2017 e 2022.
Recentemente, após entrevista depois do jogo contra o Fortaleza, Edenílson afirmou que irá buscar os três pontos no clássico para a torcida.
“A gente conseguiu transmitir ao torcedor o que é o Grêmio e o que a gente quer no campeonato, que é sair o quanto antes desta zona e brigar lá em cima (na tabela). Estou preparado. Quem sabe fazer o inverso e marcar um gol aqui (pelo Grêmio). Vamos em busca de três pontos no clássico”