Edenilson mal chegou ao Grêmio e já está de mudança
Formado nas categorias de base do Caxias, Edenilson ganhou projeção nacional vestindo a camisa do Corinthians, por onde passou de 2011 e 2014. Anos mais tarde, retornou ao Rio Grande do Sul, agora atuando pelo Internacional, onde fez história e se tornou, de certa forma, ídolo. Pouco tempo depois, contudo, após rápida passagem pelo Atlético-MG, o volante chegou ao Grêmio.
No Imortal, depois de se tornar titular absoluto ainda sob o comando de Renato Portaluppi, sendo utilizado na extrema direita, o jogador deve passar por uma brusca mudança nesta temporada. Com Gustavo Quinteros, o camisa 15 será aproveitado mais centralizado no campo. Já foi assim no primeiro compromisso tricolor em 2025, no jogo-treino contra o São José, na última segunda (13), inclusive.
Versátil, Edenilson volta às origens com o novo treinador do Grêmio
De acordo com a reportagem feita pelo portal ‘Gaúcha Zero Hora’, Edenilson vem treinando na nova função desde a chegada de Quinteros, no início deste ano. Na ponta direita, antiga posição do jogador – quando ajudou a diminuir o espaço para os adversários, ‘ajustando’ o sistema defensivo tricolor -, o Grêmio tem utilizado Pavón e Monsalve, sendo um pouco mais ofensivo.
Voltando às origens de sua posição, o jogador passará a disputar uma vaga no time titular com Dodi e Mathías Villasanti, nas primeiras funções do meio-campo – bem diferente do que era feito quando Renato estava no comando técnico. Contra o já citado São José, inclusive, Quinteros deixou Edenilson na reserva dos dois citados acima, colocando o jogador somente na etapa final, junto de Pepê.
O Grêmio, agora, volta a campo na estreia do Campeonato Gaúcho, marcada para o próximo dia 22 de janeiro uma quarta-feira, às 22h (de Brasília), diante do Grêmio Esportivo Brasil, fora de casa, no estádio Bento de Freitas. O Imortal, por sua vez, vai em busca do octacampeonato consecutivo no estadual.