Espera finalmente chegou ao fim e brasileiro foi premiado melhor do mundo
O Brasil enfim voltou ao topo do esporte da bola nos pés. Mesmo sendo ligada diretamente ao futebol de campo, a FIFA aprovou, no último mês de setembro, a entrega do prêmio promovido pela Futsal Planet, que acabou consagrando Pito como o melhor jogador de futebol de salão do mundo. O prêmio, por sua vez, diz respeito ao que foi feito pelo atleta na temporada 2023.
Mesmo jogando muita bola neste ano, Pito só não fez chover com a camisa do Barcelona no ano passado. Com direito a uma campanha histórica, o brasileiro ajudou o clube a ser campeão da Liga da Espanha, conquistando os prêmios de MVP, melhor jogador e melhor pivô do torneio nacional. O jogador deu sequência à série de premiações que o futsal brasileiro vem recebendo pelo mundo.
Ao contrário do futebol, no Futsal os brasileiros dominaram as últimas premiações deste porte.
Com quatro conquistas consecutivas no prêmio de ‘Melhor do Mundo’, o Brasil já acumula 13 premiações nesta categoria, sendo disparadamente o país com o maior número de representantes neste seleto ranking. Nos últimos anos, enquanto Pito levou a edição referente a 2023, Ferrão foi o grande nome das temporadas 2020, 2021 e 2022. A dupla, ainda, ajudou a Seleção a ser campeã do Mundo neste ano.
Também diferente do futebol de campo, o futsal brasileiro não desperdiçou a chance de se tornar hexacampeã mundial. No torneio sediado no Uzbequistão, o primeiro disputado em um país da Ásia Central, a Seleção Brasileira não deu chances aos rivais, liderando a fase de grupos com 100% de aproveitamento e eliminando Costa Rica, Marrocos e Ucrânia, até encarar a Argentina na grande final.
Na decisão, após um embate muito duro com o país portenho, o Brasil venceu com gols de Ferrão e Rafa Santos, ainda na primeira etapa, com Matías Rosa diminuindo nos minutos finais do duelo. Até por conta disso, a chance de um brasileiro levar mais uma edição da citada premiação com chancela da FIFA é bastante grande: Dyego, eleito o melhor jogador do torneio.