Notícias

Fifa aponta Brasil acima da França e Argentina

O Brasil segue sendo o ‘país do futebol’, e quem diz isso é simplesmente a entidade máxima do esporte com a bola nos pés. Isso, porque de acordo com um documento divulgado na última semana, o Brasil aparece como uma das principais referências nas movimentações das janelas de transferências de 2020, reforçando o papel que o futebol nacional tem no fluxo de dinheiro ao redor do mundo.

O portal ‘Lance!’ detalhou um pouco do que foi publicado, pela FIFA, no Relatório Anual de Transferências da entidade, que serviu – dentre outras coisas – para evidenciar ainda mais a importância do peso do Brasil dentro do mercado da bola mundial. Em outras palavras, o país tupiniquim é responsável por movimentar a maior parte dos atletas dos principais clubes ao redor do globo.

Brasil segue liderando estatísticas importantes no mercado da bola

No total, foram impressionantes 8,59 bilhões de dólares movimentados em 2024, contra 9,66 bilhões da moeda norte-americana no período anterior. Por outro lado, enquanto a temporada passada registrou 22.779 atletas trocando de clubes, em 2023 foram ‘apenas’ 21.821. Desse total de jogadores, 2.350 transferências são de atletas brasileiros – o dobro da Argentina, segunda colocada nesta seleta lista.

O país também lidera em outro quesito: sendo o único a atingir a marca do bilhão (a Fifa calcula que jogadores brasileiros foram responsáveis por 1,19 bilhão de dólares em transferências durante o ano de 2024), sendo também a nação que mais movimentou dinheiro entre clubes do mundo inteiro. Em segundo, aparece a França, com 926,9 milhões.

Ou seja, ainda segundo a reportagem, mesmo com uma leve queda no valor das transferências do ano passado, em comparação com 2023, o período ‘seguiu a tendência de crescimento de cada vez mais jogadores passando pelo mercado da bola’.

Fabio Ramos

Jornalista, especialista em cobertura de futebol. Traz as principais informações sobre o Grêmio no Somos Tricolores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo