FIFA determina que o Inter não tem mais Mundial
O mundo da bola não gira, ele capota. Se antes os torcedores do Internacional ostentavam a chancela da própria FIFA para zombar da conquista Mundial do Grêmio, em 1983, sobre o Hamburgo, da Alemanha, agora… de acordo com a própria entidade máxima do futebol, todas as edições anteriores ao chamado Super Mundial de Clubes será tratada como Copa Intercontinental.
Em uma publicação nas redes sociais, o perfil da FIFA Club World Cup classificou todas as conquistas de caráter mundial – de 1960 a 2024 – como um grande legado da Copa Intercontinental. Sim, até mesmo os que foram disputados em novo formato, com a presença de clubes de outros continentes, como América do Norte, África, Ásia e Oceania.
Super Mundial chegou para dar nova classificação aos antigos torneios entre clubes
Com a presença de seis clubes sul-americanos – dentre eles, quatro brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo -, o Super Mundial de Clubes será disputado pela primeira vez na próxima temporada, entre os meses de junho e julho de 2025, nos Estados Unidos. Depois disso, o novo torneio passará a ser disputado de quatro em quatro anos, semelhante às Copas do Mundo masculina e feminina.
Nos intervalos, entre uma competição e outra, a edição anual da Copa Intercontinental continuará sendo jogada. Agora, com pequenas mudanças, que já puderam ser vistas na atual temporada. Primeiro, o clube europeu já está diretamente classificado à grande final. Segundo, os clubes que vencerem a Libertadores precisarão passar por duas fases de mata-mata para conseguir chegar à decisão.
No primeiro duelo, contra o campeão da ‘Concachampions’ – campeão da América Central e do Norte, a Champions da Concacaf -, no chamado ‘Derby das Américas’. Depois, contra o vencedor da Ásia, que este ano foi o famoso Al-Ahly, no torneio denominado ‘Challenger Cup’. Com isso, um mesmo time pode conquistar três novas taças, antes de se tornar o mais novo campeão do mundo.