FIFA muda cenário e reconhece apenas 4 brasileiros no Mundial de Clubes
O tal do ‘reconhecimento da FIFA’ sobre as diferentes edições de Mundiais de Clubes e/ou Intercontinentais, entre os campeões da América do Sul e da Europa, gera muita divergência, principalmente no futebol brasileiro. Para complicar ainda mais, a entidade máxima optou por criar mais uma polêmica com esse tema, destacando apenas três clubes do Brasil como campeões do mundo.
Em uma homenagem recente da FIFA às campanhas históricas no torneio de clubes, a entidade destacou o domínio europeu no torneio – desde que a competição foi criada, no início do atual século – e ressaltou as conquistas de apenas três equipes brasileiras: o Corinthians (duas vezes, em 2000 e 2012), o São Paulo (2005) e o Internacional (2006). Ignorando, assim, todas as demais conquistas, pré-2000.
FIFA deixa intercontinental de lado e destaca apenas clubes campeões do novo formato do Mundial
O grande destaque da postagem, aliás, foi para o clube paulista, tido como o primeiro campeão mundial da FIFA. Segundo a entidade máxima do futebol, a conquista de 2012 por parte do alvinegro foi muito valorizada, já que se tratou de um triunfo sobre um elenco bastante estrelado. A FIFA, por sua vez, ignorou conquistas de Santos (duas vezes), São Paulo (duas vezes), Grêmio e Flamengo.
“Diziam que Frank Lampard, Juan Mata, Eden Hazard, Fernando Torres e seus companheiros não teriam problemas para dar o sexto título mundial consecutivo a um clube europeu. Em vez disso, toparam com as magníficas atuações de Paulo André, Chicão, Paulinho, Danilo e, principalmente, do goleiro Cássio. Foi a última vez que o título ficou fora das mãos de um clube do Velho Continente”, escreveu a FIFA.
A entidade, agora, se prepara para organizar o famoso ‘Super Mundial de Clubes’ no próximo ano, que contará com a presença de nada menos que 32 clubes do mundo todo, no formado da Copa entre Seleções. O novo torneio será disputado entre os meses de junho e julho de 2025, nos Estados Unidos, e contará com a presença de quatro equipes brasileiras: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e o atual campeão da Libertadores (Botafogo ou Atlético-MG, que duelam no próximo dia 30 deste mês).